O acervo do Memorial do Imigrante passou a ser gerido em dezembro pelo Instituto Arte do Futebol Brasileiro, que administra o Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu.
O serviço era feito desde a fundação do Memorial, em 1998, pelo Instituto de Museus, Memórias e Identidades (antes chamado Associação Amigos do Memorial).
Houve desentendimento entre o governo do Estado e a organização social.
“O Instituto Arte do Futebol Brasileiro foi a única instituição qualificada como organização social cultural a apresentar proposta para a gestão do Memorial, e a proposta foi considerada adequada”, afirma a Secretaria de Estado da Cultura.
O Memorial do Imigrante passa por uma reforma, que se estenderá até o segundo semestre de 2011, diz a pasta. O acervo documental do museu, do qual fazem parte registros de imigração, está sendo transferido para o Arquivo Público do Estado de São Paulo, na avenida Cruzeiro do Sul, 1.777, em Santana (zona norte). Informações podem ser obtidas pelo telefone 0/xx/11/2089-8100.
Os documentos estarão novamente disponíveis para consultas públicas a partir da próxima segunda e ficarão no arquivo do Estado até o final da reforma do Memorial.
A secretaria afirma que as certificações de genealogia continuarão sendo oferecidas à população normalmente, e que não deve haver atrasos nos prazos de entrega.
*Com informações do jornal Folha de S. Paulo.