Em paralelo com a abertura do quarto edital da ação Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência, nesta ocasião contemplando exclusivamente artistas surdos e com deficiência auditiva, as ferramentas de acessibilidade acompanham o Itaú Cultural com sua programação e conteúdo 100% digitais neste período de suspensão social.

O vídeoguia em Libras sobre a Ocupação Rino Levi é o mais recente entre os 250 audiovisuais neste formato sobre artes visuais, literatura, teatro, cinema, dança e música dedicados ao público, que ainda possui acesso a materiais traduzidos em Libras, curso, debates e entrevistas no site, no YouTube e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura. Com o vídeo Rino Levi em Libras, disponível no site http://www.itaucultural.org.br/, o educador Edinho Santos utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para apresentar a biografia e as obras do arquiteto Rino Levi, homenageado na 49ª edição da série Ocupação, cuja mostra estava em cartaz presencialmente, quando a instituição entrou em quarentena.

Recentemente, entraram no ar vídeos com entrevistas realizadas durante a sexta edição do Congresso Internacional de Educação e Acessibilidade em Museus e Patrimônio, realizado na organização em 2019. Ainda, por meio de um tradutor interativo, a comunidade surda pode navegar por todos os conteúdos da Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras.

O acervo completo com conteúdo sobre artes visuais, literatura, teatro, cinema, dança e música, com 250 vídeos interpretados em Libras, pode ser acessado na playlist Acessibilidade, disponível na página do Youtube do Itaú Cultural. Alguns desses vídeos possuem audiodescrição, que visam acessibilidade também ao público cego.

Para seguir promovendo a arte e a cultura no Brasil por meio de criação de conteúdos digitais inclusivos, o Itaú Cultural dispõe de um avatar interativo que traduz todos os textos do site para a Língua Brasileira de Sinais. Ao clicar sobre o ícone da acessibilidade em Libras, na parte inferior do site, o público surdo tem acesso de forma dinâmica e abrangente a biografias, análises de obras, informações sobre termos e conceitos empregados no universo da arte, histórico de grupos e movimentos artísticos, todos disponíveis na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura
Brasileiras, que inclui a linguagem de sinais nos conteúdos multimídia.

 


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.