No dia mundial do livro, governador de São Paulo cria conselho para discutir o programa, que contará com a participação de José Mindlin, Ruth Rocha e Cláudio Willer, entre outrosPor Sílvio Crespo
24/04/2003
O Governo do Estado de São Paulo lançou ontem, dia 23 de abril, o Programa São Paulo: um Estado de Leitores, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença da secretária da Cultura Cláudia Costin e de personalidades ligadas à literatura, como a escritora Ruth Rocha e o especilista José Mindlin. Com o objetivo de incentivar o hábito de leitura no estado, o governo se pretende aumentar o acesso aos livros, ampliar acervos existentes e criar novas bibliotecas públicas circulantes, além multiplicar espaços para leitura. Um dos novos espaços de leitura, a Casa das Rosas, que tinha inauguração prevista para o dia 23, ainda não foi implantado.
Atualmente, 85,9% dos 645 municípios de São Paulo têm pelo menos uma biblioteca, segundo dados da Secretaria da Cultura. Mas, de acordo com Costin, muitas das bibliotecas em São Paulo são verdadeiros ?cemitérios de livros?. ?Queremos incrementar essas bibliotecas, tornando-as vivas e atuantes, funcionando como pólos de difusão cultural e atraindo crianças, jovens e adultos para a prática saudável de ler?, explica a secretária.
Cláudia Costin pretende fazer parcerias com outras áreas do poder público, além de entidades privadas e da sociedade civil. Durante o lançamento do programa, foi anunciada a criação do Conselho Paulista de Leitura, que pretende agregar ao programa a experiência de notáveis profissionais do setor. O Conselho será presidido por José Mindlin e terá a participação de outros 30 membros, incluindo Cláudio Willer, presidente da UBE (União Brasileira dos Escritores), Oswaldo Siciliano, presidente da CBL (Câmara Brasileira do Livro), Ruth Rocha, Hélio Mattar, da Funação Abrinq, Viviane Senna, do Instituto Ayrton Senna e o sociólogo Ottaviano de Fiore, entre outros. Quatro membros do Conselho serão representantes do Governo do Estado de São Paulo, como Lars Grael, secretário da Juventude e Esporte, Gabriel Chalita, secretário da Educação, Maria Helena de Castro, secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social e Cláudia Costin.
Casa das Rosas
O espaço de leitura na Casa das Rosas, que faz parte do programa do governo estadual, não foi inaugurado ontem, como era pre. O encerramento das atividades artísticas da Casa vem causando polêmica desde o mês passado. Artistas e freqüentadores estão se mobilizando para que o espaço volte a ser dedicado à arte, e preparam um documento que será entregue a Cláudia Costin nos próximos dias. Por enquanto, a Casa das Rosas está sem atividades. Procurada por Cultura e Mercado, a secretária não atendeu à solicitação de entrevista.
Membros do Conselho
Quem participará do Conselho Paulista de Leitura:
José Mindlin, especialista, presidente
Cláudia Costin, Secretária de Estado da Cultura, coordenadora das atividades
Gabriel Benedito Issac Chalita, Secretário de Estado da Educação
Maria Helena Guimarães de Castro, Secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social
Maria Lúcia Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade
Lars Schmidt Grael, Secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer
Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo
Galeno Amorim, Secretário de Cultura do município de Ribeirão Preto
João Palma, Secretário de Cultura do município de Barueri
Bispo Fernando Antonio Figueiredo, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ? SP
Cláudio Willer, União Brasileira de Escritores
Dalva Christofoletti Paes da Silva, Associação Paulista de Municípios
Eduardo Pereira de Carvalho, União da Indústria Canavieira de São Paulo
Oswaldo Siciliano, Câmara Brasileira do Livro
Luis Augusto Milanesi, especialista
Maurício Pestana, escritor
Ruth Rocha, escritora
Tatiana Belinky, escritora
Carlos Facchina, Fundação Nestlé
Hélio Mattar, Fundação Abrinq
Lino Campion, KPMG do Brasil
Martha Rocha, Takano Indústrias Gráficas
Mônica Messemberg, Editora Moderna
Miguel Jorge, Banespa/Banco Santander
William Nacked, Instituto Brasil Leitor
Viviane Senna, Instituto Ayrton Senna
Ottaviano De Fiore, sociólogo
Milton Fontoura, Gismarket
Pedro Paulo Poppovic, sociólogo
Antonio Marcos de Aguirra Massola, Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo ? FUSP
Daniel Feffer, Instituto Eco Futuro.
Leia também:
Casa das Rosas está sem atividades
Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.