Estudo realizado pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica aponta queda nas vendas de CDs do mercado latino-americano; México é líder em vendas e pirataria02/06/2003
Queda Latino-americana
De acordo com dados recentemente publicados pela IFPI – sigla em inglês para Federação Internacional da Indústria Fonográfica, organização que representa a indústria da música gravada em todo o mundo -, no ano passado, as vendas de CDs na América Latina caíram 9,8% em termos de valores e 5,4% em termos de unidades vendidas.
CDs falsificados
Segundo a IFPI, esses números resultam principalmente da venda cada vez maior de CDs falsificados, além do download não autorizado de música pela internet, da concorrência com outros setores da indústria do lazer e da atual instabilidade econômica dos mercados.
Em relação à pirataria, o México, de acordo com a organização, continua sendo o maior mercado latino-americano e o décimo no ranking mundial. Sua taxa de pirataria local, atualmente está em 68%. Na Argentina, a pirataria musical representa 60% do mercado e no Brasil 53%.
Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.