Conferência busca novas soluções para sistemas de regulação favoráveis à diversidade na área; Joost Smiers, Leonardo Brant e outros 25 especialistas do globo estarão presentesPor Deborah Rocha
www.culturaemercado.com.br
23/09/2003
Ampliar o conhecimento em relação a sistemas de regulação que possam ser favoráveis ao desenvolvimento da diversidade cultural e, possivelmente, criar sistemas ainda desconhecidos. Esse é o objetivo da Conferência Regulações em favor da Diversidade Cultural, que será realizada nos dias 25, 26 e 27 de setembro próximo, no Centro Cultural De Balie, em Amsterdã, Holanda. O debate será encaminhado por especialistas majoritariamente não-ocidentais ao longo dos três dias, que combinarão, diariamente, conferências de manhã e à tarde com sessões públicas à noite, transmitidas ao vivo pela internet (www.balie.nl/live).
Latinos na Rede
Representando a América Latina, além de convidados da Europa Ocidental e Oriental, África e Ásia, estarão cinco especialistas na área do continente meridional. Entre eles, Leonardo Brant, pelo Brazil, diretor do Instituto Pensarte e membro do comitê organizador da Rede Internacional pela Diversidade Cultural (tradução em português para a sigla INCD); Rafael Segovia, pelo México, fundador da Artual, agência internacional de artistas do México e também membro da INCD; Suzanne Burke, consultora na área de indústria cultural na República de Trinidad e Tobago; Bernardo Jaramillo, consultor colombiano na área da economia da cultura; e Fernando Duran, da Costa Rica, a cargo da biblioteca da Universidade da Costa Rica, bem como de suas publicações. No total, serão 25 pessoas de todas as partes do mundo, que integrarão a mesa-redonda inaugural da Conferência, dando subsídios para as discussões subsequentes.
Interatividade cultural
Além da manhã fechada, haverá sessões na parte da tarde e debates públicos a partir das 20h. A primeira noite será focada na Convenção pela Diversidade Cultural e terá como debatedores Garry Neil, Nina Obuljen, Leonardo Brant, Mike van Graan e Rafael Segovia, que falarão a partir do envolvimento de cada um na Rede Internacional pela Diversidade Cultural (INCD). As demais trarão para a mesa o tema das regulações e estratégias em favor de uma Diversidade Cultural e Artística. Karel van Wolferen, professor de ciência política da Universidade de Amsterdã, irá mediar os três debates públicos, o que dará a ele a medida das discussões e garantirá o caráter interativo do evento.
Arts Under Pressure
Com apoio da Utrecht School of the Arts and Hivos, a conferência é resultado de um estímulo gerado por Joost Smiers, a partir da publicação de seu livro Arts under Pressure – Promovendo a Diversidade Cultural na Era da Globalização. Sua versão traduzida para o português deverá ser anunciada pelo Instituto Pensarte até o fim deste ano. O trabalho da conferência termina com a seguinte questão: quais as estratégias apropriadas para se fazer da regulação em favor da diversidade cultural uma idéia largamente aceita e introduzida?
Reservas e maiores informações pelo telefone 31 (0) 20 55 35 100 ou pelo site www.balie.nl/live.
Copyright © 2001 Cultura e Mercado. Todos os direitos resevados. All rights reserved