A Agência Nacional de Cinema (Ancine) pretende destinar a quantia recorde de R$ 74 milhões para projetos cinematográficos em 2009. O incentivo faz parte do Fundo Setorial do Audiovisual que será lançado nesta quinta-feira, dia 04 de dezembro.
Durante o lançamento, a Ancine anunciará os primeiros editais do FSA, que terá quatro primeiras linhas de ação com investimentos em projetos de produção para cinema; produção para TV aberta e TV por assinatura; aquisição de direitos de distribuição de obras cinematográficas brasileiras de produção independente e comercialização de filmes de longa metragem para salas de cinema.
A solenidade contará com a presença do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, do diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, e do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Luís Fernandes, além de personalidades do setor audiovisual.
O Fundo do Audiovisual tem como principais objetivos o fortalecimento das empresas brasileiras de audiovisual, o incremento da cooperação entre os diversos agentes econômicos, o crescimento sustentado da participação de mercado da obra audiovisual nacional, a ampliação e diversificação da infra-estrutura de serviços e de salas de exibição, o fortalecimento da pesquisa e da inovação, e o desenvolvimento de novos meios de difusão da produção audiovisual brasileira.
3Comentários