O sistema operacional móvel Android, do Google, deve fechar o ano como o segundo mais usado, superando softwares de concorrentes como Microsoft, Research in Motion e Apple, segundo relatório de pesquisa divulgado nesta sexta-feira.
Até 2014, o Android representará quase 30 por cento do total de vendas de sistemas operacionais para celular, segundo o centro de estudos Gartner, o que o coloca em concorrência direta com o Symbian, da Nokia, líder do mercado há anos.
O Symbian contará com uma participação de 30,2 por cento do mercado global em 2014, de acordo com a Gartner, contra a fatia de 29,6 por cento estimada para o Android.
A Gartner afirmou que espera que as vendas de diversos aparelhos mais baratos com Android no segundo semestre de 2010 impulsione o crescimento do software, levando-o à vice-liderança do mercado dois anos antes do esperado inicialmente.
O mercado de software para celulares de tornou um dos mais concorridos do setor de tecnologia, uma vez que, cada vez mais, consumidores usam seus aparelhos móveis para acessar a Internet, ouvir música e jogar videogames.
A Apple deu o primeiro impulso ao mercado de smartphones em 2007, com o lançamento do iPhone.
Para o Google, maior site de buscas do mundo, a transição para aparelhos móveis é uma estratégia-chave para manter e expandir seus negócios de publicidade online, que hoje gera 24 bilhões de dólares.
*Com informações da Reuters.