Áreas de cinema e produção independente de conteúdo para tv receberão promoção de exportações
No último dia 28, a APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) assinou convênios de promoção de exportações com seis entidades representantes de diversos setores, entre eles cinema e produção independente de conteúdo para televisão.
O objetivo é criar condições para que as empresas brasileiras estejam aptas a exportar, diversifiquem os países com os quais o Brasil mantém intercâmbio comercial e promovam a imagem do país no exterior.
“Em cada um deles, definimos os mercados-alvo, identificamos as principais vantagens competitivas e buscamos explorar todo o potencial de venda por meio de ações que vão da participação em feiras internacionais à realização de missões empresariais, passando pela vinda de importadores e de formadores de opinião ao Brasil”, afirmou Juan Quirós, presidente da APEX-Brasil.
O convênio com a SICESP (Sindicato da Indústria Cinematográfica do Estado de São Paulo) tem dois focos principais: a co-produção internacional de cinema e a distribuição internacional das produções brasileiras, tanto para salas de exibição quanto para televisão e home vídeo. O investimento será de R$4.491.187,77 e as metas são obter exportações de US$3 milhões em 2006. A princípio, 15 empresas serão atendidas e a meta é chegar ao final do projeto com 40 empresas participando. Os principais mercados-alvo para co-produção são México, Argentina, França, Alemanha, Holanda, Itália e Canadá. No caso da distribuição, pretende-se atingir mercados menos tradicionais, como os países da Ásia e o mercado norte-americano.
Já o projeto com a ABPITV (Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Televisão) está sendo renovado, após os resultados alcançados pelo convênio anterior, assinado em 2004, terem superado as expectativas. A exportação do setor, antes do projeto, era de cerca de US$2,1 milhões. Com as ações de promoção comercial, as vendas externas superaram o previsto para o período de dois anos (de US$6 milhões) chegando a US$15 milhões (US$4,5 milhões em 2004 e US$10,5 milhões em 2005).
O convênio com a ABPITV prevê investimentos de R$4.910.948,35 e tem como metas ampliar para US$12 milhões o volume total de negócios nos próximos 12 meses e beneficiar 150 empresas. O número de países importadores deve crescer de 11 para 15. O projeto prevê ações de capacitação e mobilização, ações de marketing e participação em festivais internacionais.