Áreas de cinema e produção independente de conteúdo para tv receberão promoção de exportações

No último dia 28, a APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) assinou convênios de promoção de exportações com seis entidades representantes de diversos setores, entre eles cinema e produção independente de conteúdo para televisão.

O objetivo é criar condições para que as empresas brasileiras estejam aptas a exportar, diversifiquem os países com os quais o Brasil mantém intercâmbio comercial e promovam a imagem do país no exterior.

“Em cada um deles, definimos os mercados-alvo, identificamos as principais vantagens competitivas e buscamos explorar todo o potencial de venda por meio de ações que vão da participação em feiras internacionais à realização de missões empresariais, passando pela vinda de importadores e de formadores de opinião ao Brasil”, afirmou Juan Quirós, presidente da APEX-Brasil.

O convênio com a SICESP (Sindicato da Indústria Cinematográfica do Estado de São Paulo) tem dois focos principais: a co-produção internacional de cinema e a distribuição internacional das produções brasileiras, tanto para salas de exibição quanto para televisão e home vídeo. O investimento será de R$4.491.187,77 e as metas são obter exportações de US$3 milhões em 2006. A princípio, 15 empresas serão atendidas e a meta é chegar ao final do projeto com 40 empresas participando. Os principais mercados-alvo para co-produção são México, Argentina, França, Alemanha, Holanda, Itália e Canadá. No caso da distribuição, pretende-se atingir mercados menos tradicionais, como os países da Ásia e o mercado norte-americano.

Já o projeto com a ABPITV (Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Televisão) está sendo renovado, após os resultados alcançados pelo convênio anterior, assinado em 2004, terem superado as expectativasA exportação do setor, antes do projeto, era de cerca de US$2,1 milhões. Com as ações de promoção comercial, as vendas externas superaram o previsto para o período de dois anos (de US$6 milhões) chegando a US$15 milhões (US$4,5 milhões em 2004 e US$10,5 milhões em 2005).

O convênio com a ABPITV prevê investimentos de R$4.910.948,35 e tem como metas ampliar para US$12 milhões o volume total de negócios nos próximos 12 meses e beneficiar 150 empresas. O número de países importadores deve crescer de 11 para 15. O projeto prevê ações de capacitação e mobilização, ações de marketing e participação em festivais internacionais.


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