Indicado pela segunda vez ao prêmio mais conceituado de comunicação brasileiro, Articultura poderá ser homenageada por ações de patrocínio como ferramenta de comunicaçãoEsta é a segunda vez – a primeira foi em 1994 – que a Articultura concorre para o prêmio mais conceituado de comunicação do país: o prêmio Caboré. “A indicação da Articultura expressa a crescente assimilação do patrocínio como ferramenta de comunicação, cada vez mais utilizado pelas empresas em suas estratégias no mercado”, afirma Yacoff Sarkovas, presidente da agência. O Caboré foi instituído pelo Jornal Meio & Mensagem em 1980 e tem como objetivo homenagear profissionais e empresas que se destacam em seus respectivos setores, contribuindo desta forma para o avanço da indústria da propaganda e para o desenvolvimento da comunicação e do marketing no mercado brasileiro. A votação é feita via Internet com a auditoria da PriceWaterhouseCoopers. No dia 4 de dezembro, numa festa comemorativa ao Dia Mundial da Propaganda, os indicados ao Prêmio Caboré 2002 serão homenageados e revelados os vencedores de cada categoria, no Credicard Hall, em São Paulo, às 19h30.

Há 16 anos no mercado, a Articultura é a única agência especializada em planejamento e gestão de patrocínios no país. Criou e implementou diretrizes, programas e ações para empresas como Accor, Banespa, Citibank, Credicard, Cultura Inglesa, D.Paschoal, Estadão, Faber-Castell, Forum, Golden Cross, Itaú Seguros, Klickeducação, Natura, Paviflex, Philips, Rastro, Ripasa, Santander, Siciliano, Sul América, Visanet, TCO. Em 2000, orientou o marketing, a comunicação e o patrocínio da Mostra do Redescobrimento Brasil +500, o maior evento cultural já realizado no país. Foi também responsável por toda a reformulação da política de patrocínios da Petrobras, a maior patrocinadora brasileira.

Segundo Yacoff Sarkovas, o patrocínio das empresas a projetos próprios ou de terceiros equivale ao que a atitude é para um indivíduo: um meio concreto de expressão. A diferença entre ‘dizer o que é’ e ‘agir de acordo com o que se diz que é’. O patrocínio como atitude quebra resistências e propicia percepções, sensações e emoções que abrem canais diretos com o coração e a mente dos públicos de interesse das empresas. “Em um mercado saturado pela publicidade e promoção convencionais, é um meio diferenciado de estimular a identificação com a marca, pois facilita a percepção de seus valores, agregando os atributos da ação patrocinada. Promove ainda o relacionamento com a comunidade que, cada vez mais crítica, exige maior compromisso e integração da empresa com o seu meio”, complementa Yacoff Sarkovas.

A comunicação por atitude amplia a credibilidade na comunicação da empresa, demonstra sua responsabilidade social e valoriza seu mais importante ativo: suas marcas. Se é com atitudes que um indivíduo manifesta concretamente seus valores e suas crenças, é com atitudes que uma marca expressa concretamente seu estilo, seus atributos, seus compromissos. Com base neste conceito, a Articultura assumiu a missão de orientar o relacionamento entre o mercado e as áreas cultural, ambiental, esportiva e comunitária, promovendo parcerias éticas que beneficiem, reciprocamente, as empresas e a sociedade.

Outro aspecto inovador da Articultura é o de operar como uma agência virtual, fazendo uso intensivo da tecnologia no planejamento e gestão de processos. Fornece aos seus colaboradores equipamentos, softwares e linhas de comunicação para formar uma rede de estúdios independentes, conectados por meios digitais. Consegue, desta forma, prestar serviços em qualquer local, no Brasil ou no exterior, inclusive nas instalações de seus clientes, selecionando e treinando equipes de trabalho adequadas às suas necessidades.

A agência é comandada por Yacoff Sarkovas, que desenvolveu o conceito e a metodologia de planejamento da comunicação por atitude. Acumula 30 anos de experiência empresarial, 16 no campo do patrocínio estratégico, implementando quase uma centena de projetos para empresas e instituições, no Brasil e no exterior. Foi membro fundador e vice-presidente da AMPRO – Ass. de Marketing Promocional – e membro fundador da Rede Brasil e da Rede Latino-Americana de Promotores Culturais. Promoveu diversos programas de desenvolvimento profissional para os mercados da cultura e da comunicação e estendeu sua atuação profissional para as demais áreas de parceria das empresas com a sociedade. É reconhecido internacionalmente como um dos melhores especialistas em patrocínio empresarial da América Latina.

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