Na contramão da lógica da indústria cultural, evento reunirá 1.500 artistas do mundo inteiro nas ruas e teatros de Salvador, além de ser palco de negócios entre artistas, diretores e promotores culturaisPor Deborah Rocha

Capital da Cultura
Salvador vai se tornou, entre os dias 3 e 8 de dezembro, a capital mundial da cultura. Mais de 1500 artistas de vários cantos do Brasil e do mundo vão se reunir na cidade. É a quarta edição do Mercado Cultural da Bahia, organizado pelo Instituto Cultural Via Magia, que apresentará em seis dias o que há de melhor nas diversas vertentes da música, dança, teatro e artes visuais brasileiras e internacionais, focado no tema Contrastes. O objetivo é reverter a dificuldade de circulação de idéias novas ou inovadoras sem ter que passar pela lógica da indústria cultural e sem que os interesses mercadológicos encubram os artísticos.

Focando as atenções na música independente, mais de 90 shows vão acontecer, espalhados pelos teatros, casas de espetáculos, salas de exposição da cidade e pelas praças e ruas do Pelourinho. A mais sofisticada e criativa produção artística autoral de vários estados brasileiros, como: Selma do Coco, de Pernambuco; Marlui Miranda e Orquestra Popular de Câmara, de São Paulo; Pedro Luis e A Parede, do Rio; Sergio Santos e Berimbrow, de Minas; Quixabeira e Lampirônicos, da Bahia; e de outros de países como Yaiar Dalal, de Israel; Oriental Music Ensemble, da Palestina; Nathan Davis e Abraham Laboriel, dos Estados Unidos; e outros de países como Macedônia, Inglaterra, França, Espanha, Argentina, México, Congo estarão se revezando nos palcos e praças.

Mais de 60 mil pessoas devem circular nos espetáculos de rua a cada dia e mais de 30 mil nos espetáculos em espaços fechados. No Teatro Castro Alves, sala principal, concha acústica e sala do coro, uma programação especial com a música popular brasileira e internacional em shows agendados a partir das 16h, todos os dias. Na área externa do teatro, 100 expositores apresentarão produtos culturais do mundo inteiro na Feira de Arte. No Pelourinho, a partir das 22 horas, um show diferente começa a cada meia hora, de artistas nacionais e internacionais.

Dança e Artes Plásticas
Grupos de dança de diferentes países se apresentam no IV Mercado Cultural da Bahia, entre eles: o Balé Teatro de Munique, da Alemanha; Maureen Fleming, dos Estados Unidos; Cia de Dança Lia Rodrigues, do Rio; 1º Ato, de Minas; Delfos Companhia de Dança, do México; Pareja de Tango e Secreto y Malibú, da Argentinha; Balé Folclórico da Bahia e Cia Villa Dança, de Salvador vão estar no IV Mercado Cultural da Bahia.

Nas mostras de Artes Visuais, são 21 artistas nas modalidades pintura, escultura, fotografia, instalação, vídeo e multimídia que farão exposições durante o evento. Os artistas Paulo Pereira (escultura), Stella Carrozzo (pintura) e Bete Souza (instalação) abrem a mostra, antecipando o próprio evento, no dia 22 de novembro, na galeria da Associação Cultural Brasil – Estados Unidos — ACBEU. Destacam-se ainda os seguintes artistas: Caetano Dias, Bete Gouveia, Gaio Matos, Isabel Gouvêa e o português Augusto Canedo, entre outros.

Fala no Mercado Cultural
O Mercado Cultural é, antes de tudo, um espaço para promover e facilitar o intercâmbio de idéias e experiências. Seguindo este conceito, ele abriga a Fala, a Feira de Artes, com 80 stands e espaço para shows, performances, exposições e recitais de poesia, além de um cyber café. A Fala representa, dentro do Mercado Cultural, uma excelente oportunidade para negócios entre artistas, produtores, diretores de festivais, promotores culturais e diretores de centros culturais.

A abertura oficial da Fala, que fica na área externa do Teatro Castro Alves, será no dia 4 de dezembro (quarta-feira), às 14 h, com o espetáculo “Parada de Rua”, do LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais, de São Paulo. Diariamente, a Fala terá apresentações culturais populares abertas ao público: Pareja de Tango (Argentina), Asa Cultural Ensemble (Nigéria), Afoxé Ilê de Egbá (Pernambuco) e Maracatu Leão Dourado (Pernambuco). No espaço dedicado para as artes visuais, acontecem exposições de Isabel Gouvêa (Bahia), Robinson Roberto (Bahia), Hugo Rodriguez (Argentina).

Mais informações na Agenda do Cultura e Mercado.

Copyright 2002. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *