Até a próxima terça-feira, 26 de outubro, Belo Horizonte se transforma na capital brasileira do cinema independente em diálogo com o mundo. A 4ª Mostra de Cinema de Belo Horizonte teve início ontem com a exibição de “Terra Deu Terra Come” do diretor mineiro, Rodrigo Siqueira, e prestou homenagem a produtora carioca Videofilmes pelos 23 anos de atuação no mercado. O Brasil CineMundi – 1º Encontro Internacional de Coprodução – dá a largada hoje com convidados nacionais e internacionais que vão compartilhar suas experiências e debater alternativas para inserção dos filmes brasileiros no mercado global.

Como ocorre a cada edição da CineBH, o precioso Cine Santa Tereza reabriu suas portas na noite de ontem para receber os convidados que prestigiaram a solenidade de abertura do evento e assistir, em primeira mão, o premiado longa do diretor mineiro Rodrigo Siqueira, “Terra Deu Terra Come”. A noite contou ainda com performance multimídia dos artistas Maurício Tizumba e Ana Gobels em homenagem a Belo Horizonte, seus símbolos e moradores.

No momento da homenagem à Videofilmes, produtor e diretor se encontraram. O diretor-geral da produtora carioca, Maurício Ramos, recebeu das mãos de Rodrigo Siqueira o Troféu Horizonte em homenagem à atuação da empresa fundada pelos irmãos Walter e João Salles. “Estou muito feliz de exibir meu filme em Belo Horizonte e de estar com o Maurício, uma pessoa que tem me ensinado muito e que fez com que meu filme chegasse até aqui”, disse Rodrigo Siqueira.

Em nome dos sócios e equipe da Videofilmes, Maurício Ramos agradeceu a homenagem, chamou o cineasta mineiro Helvécio Ratton ao palco e ressaltou a atuação do diretor da Ancine, Mário Diamante, que estava na platéia do Cine Santa Tereza. “O Mário está fazendo um frabalho importantíssimo e acaba de fechar o acordo Brasil/Argentina de coprodução, um acordo esperado e importante para o mercado”, afirmou.
A platéia lotou o Cine Santa Tereza, acompanhou as homenagens e, ao final da exibição do longa documentário, aplaudiu com entusiasmo o filme de Rodrigo.

O debate “Políticas e Mercado Audiovisual no Cenário das Coproduções”, do qual participam o diretor da Ancine, Mario Diamante, o presidente do Cinema do Brasil, André Sturm e a chefe da Divisão de Promoção do Audiovisual do Ministério das Relações Exteriores, Paula Alves de Souza, abre a programação do Brasil CineMundi pela manhã. À tarde, Barbara Francisco, produtora argentina da Rizoma Films e Pasto Cine, Maurício Ramos, diretor-geral da Videofilmes e Sara Silveira, da Dezenove Som e Imagens integram a mesa “Procedimentos e Exemplos de Coproduções Entre a América Latina e Europa”. Encerrando o primeiro dia de seminário, Lucas Schmidt, gerente de programação da TV alemã ZDF e o gerente executivo da EBC, Silvio Da-Rin darão o workshop “Política de Programação e Critérios de Seleção na TV Pública”.

Amanhã o Brasil CineMundi abre os trabalhos com o debate “Fundos de Investimentos, Mecanismos e Incentivos à Produção, Exibição e Difusão do Audiovisual Brasileiro”, com os convidados Emerson Alves, presidente do Festival de Cinema de Paulínia, Marcelo Goldenstein, gerente do Departamento de Economia da Cultura do BNDES, Mário Diamante, diretor da Ancine e Sérgio Sá Leitão, presidente da Riofilme. À tarde, o distribuidor da Imovision, Jean Thomas, e Sandro Fiorin, da Figa Films falam sobre a distribuição internacional de filmes.

Ao todo a programação exibirá 78 filmes nacionais e internacionais, sendo 31 longas, um média e 46 filmes de curta duração, divididos em 59 sessões ao longo dos seis dias de programação oferecida gratuitamente ao público. Hoje o público poderá conferir, no Cine Praça, às 21h30, o documentário ‘Uma Noite em 67”. Às 22h, no Cine Santa Tereza tem a pré-estreia internacional “Turnê”, de Mathieu Almaric.

No sábado, o público assistirá “A Fuga da Mulher Gorila”, no Cine Humberto Mauro, parte do panorama Novos Realizadores. E às 22h, o último filme de Abbas Kiarostami, “Cópia Fiel”, será exibido no Cine Santa Tereza.

A Mostra CineBH 2010 ocorre de 21 a 26 de outubro com exibições em três espaços a serem instalados no bairro Santa Tereza em Belo Horizonte, Minas Gerais e, a partir desta edição, inclui o Cine Humberto Mauro, tradicional espaço de exibição do circuito de arte de Belo Horizonte.

O evento integra o Cinema sem Fronteiras – programa nacional de audiovisual que reúne as mostras anuais que a Universo Produção realiza em Minas Gerais – Mostra de Cinema de Tiradentes [centrada na produção contemporânea, em janeiro], na CineOP [que difunde o audiovisual como patrimônio, em junho], em Ouro Preto e a Mostra CineBH [que contextualiza o mercado audiovisual, em outubro, na capital dos mineiros).

Toda programação é oferecida gratuitamente ao público.

Serviço
Mostra CineBH 2010 e Cinema Sem Fronteiras 2010.

Informações para o público: (31) 3282.2366 – Universo Produção | Na Web: www.cinebh.com.br | No Twitter: @universoprod

Patrocínio: Prefeitura de Belo Horizonte/Belotur, Petrobras, Contax
Incentivo: Leis Municipal e Federal de Incentivo à Cultura Idealização e realização: Universo Produção


contributor

Jornalista e colaborador de Cultura e Mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *