Votação será realizada na próxima Conferência Geral da Unesco, em outubro.

O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco realiza a 31ª sessão de 23 de junho a 2 de julho, em Christchurch, Nova Zelândia. O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, Luiz Fernando de Almeida e a assessora internacional, Thays Pessotto, participam dessa reunião, em favor da candidatura do Brasil a esse Comitê, que será votada na próxima Conferência Geral da Unesco, em outubro. A delegação brasileira conta ainda com o Conselheiro Antônio Otávio Sá Ricarte, do Ministério das Relações Exteriores, que acompanha os temas culturais e de patrimônio nessa Missão.

O país possui, hoje, 17 sítios registrados na Lista de Patrimônio Mundial da Humanidade, entre eles a cidade de Brasília e o Centro Histórico de Ouro Preto. Em abril deste ano, a Unesco aceitou a inscrição do dossiê da praça São Francisco, em São Cristóvão (SE), que se encontra em processo de avaliação.

Atualmente, o Brasil participa apenas como observador, mas com um representante no Comitê, poderá atuar de forma mais efetiva neste fórum, com direito a voto e a defesa da posição brasileira em questões patrimoniais. Além de avaliar os pedidos de inscrição na lista do patrimônio mundial, o Comitê discute estratégias para a proteção dos sítios reconhecidos e minimizar o impacto da mudança climática nas regiões protegidas.

A inscrição na lista do patrimônio mundial representa o reconhecimento do valor universal e excepcional dos sítios, visando à sua proteção. Já o gerenciamento e manutenção dos mesmos são processos contínuos que necessitam do envolvimento de comunidades locais e autoridades nacionais. Atualmente, 183 países já ratificaram a Convenção do Patrimônio Mundial da Unesco, realizada em 1972, contando com 830 sítios protegidos, em 139 países.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *