Desde 2011, o consultor Rüdiger Wischenbart começou a mapear o mercado editorial do mundo todo. Trata-se de um trabalho ainda em desenvolvimento, que terá uma parte divulgada na Feira de Frankfurt, que começa nesta quarta-feira (10/10), com um mapa mundi que reflete o potencial da indústria editorial de cada país – o Mapa Global de Mercados Editoriais 2012.

Segundo matéria do blog do PublishNews, o Brasil ocupa a 9ª posição, com um valor de mercado ao consumidor final estimado em 2,54 bilhões de euros. Atrás da Espanha e à frente da Índia, o mercado brasileiro aparece consolidado como o maior da América Latina.

Uma observação importante é que dada a forte participação do governo brasileiro no faturamento das editoras – em 2011, ela ficou em 28,7% –, o valor do mercado em preços ao consumidor fica subdimensionado se comparado com outros países onde a participação do governo é menor e a participação de toda a cadeia do livro na venda de livros didáticos torna os preços ao consumidor maiores.

Neste estudo, nas vendas governamentais, o preço ao consumidor é igual ao faturamento das editoras, gerando, portanto, um valor de mercado relativamente menor. Se a participação do governo fosse ponderada no cálculo, o Brasil com certeza ganharia algumas posições.

Do ponto de vista negativo, chama a atenção o baixo índice de novos títulos e reedições por milhão de habitantes, que ficou em 285 e à frente apenas da China (245) entre os países onde tais dados estavam disponíveis.

Clique aqui para ler a matéria completa.

*Com informações do blog PublishNews


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