Última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) aponta que Brasil ainda luta com o alarmante número de 2,4 milhões de jovens analfabetos.
Última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) aponta que Brasil ainda luta com o alarmante número de 2,4 milhões de jovens analfabetos. Os dados foram divulgados no jornal O Globo nesta segunda-feira, dia 09 de abril.
A pesquisa mostrou ainda que dos 15,5 milhões de brasileiros acima de 10 anos que não sabem ler nem escrever, 15% têm menos de 30 anos. A secretária de Educação do Distrito Federal, Maria Helena Guimarães de Castro, que foi ministra interina no governo Fernando Henrique, afirma que o problema é agravado pela baixa qualidade do ensino.
No início do último mês de março, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, listou uma série de prioridades do ministério para esse ano, dentre elas, a reaproximação da cultura e da educação. Na ocasião, Gil ressaltou que os ministérios da Cultura e da Educação criaram uma câmara interministerial para promover essa aproximação, destacando que a “cultura tem papel importante na qualificação da educação”.
O ministro informou ainda que o ministério vai participar das discussões sobre a regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
2Comentários