O Brasil vai coordenar o levantamento de informações estatísticas para mensurar o comércio exterior de serviços culturais dos países do Mercosul. O acordo foi firmado no final de setembro, na Argentina, entre dirigentes culturais sul-americanos ligados à Economia Criativa durante seminário do Sistema de Informação Cultural do Mercosul (SICSUR).
O levantamento das informações ficará a cargo da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura (SEC/MinC) e será apresentado na próxima reunião do SICSUR, em 2013, na Venezuela. “Teremos uma fotografia, um panorama econômico da cultura na América do Sul, o que permitirá a padronização dos produtos culturais nos levantamentos estatísticos do bloco”, afirma o diretor de Desenvolvimento e Monitoramento da SEC, Luiz Antonio de Oliveira.
Uma das vantagens da padronização, explica o diretor, é que permitirá o diagnóstico real, em relação ao resto do mundo, da balança comercial relativa a bens e serviços culturais do bloco econômico sul-americano e de cada país-membro isoladamente.
Clique aqui para mais informações.
*Com informações do site do Ministério da Cultura