Brasília pretende fazer a maior Bienal do Livro da América Latina

De 14 a 23 de abril, Brasília sediará sua primeira bienal do livro. A pretensão dos organizadores – governo do Distrito Federal, uma entidade não governamental, o Instituto Terceiro Setor e empresas – é que o evento tenha uma abrangência internacional.

A estimativa é que 500 mil pessoas visitem a feira, que terá entrada franca. Serão 15 mil m² de estrutura climatizada, na Esplanada dos Ministérios.

Mesmo sem ter o maior público para eventos do tipo no país, nem o maior espaço (São Paulo e Rio tiveram mais de 650 mil visitantes em suas feiras, com áreas maiores que 50 mil m²), os organizadores pretendem transformar a feira na maior do gênero na América Latina.

A bienal abocanhou mais da metade dos recursos orçamentários do governo do Distrito Federal para as comemorações do aniversário de Brasília, e assim, se posiciona como o principal evento das celebrações do 52º aniversário da capital. Dos R$ 10 milhões destinados aos festejos, recebeu R$ 6 milhões.

O coordenador-geral da feira, Nilson Rodrigues, afirma que desse total, cerca de R$ 700 mil virão das editoras, (o aluguel dos estandes custará R$ 280 por m²) e R$ 2,9 milhões foram aprovados para serem captados com a iniciativa privada, por meio de leis de incentivo, como a Lei Rouanet.

A curadoria do evento ficará a cargo do tradutor e escritor Eric Nepomuceno. A feira terá um recorte geográfico – África e América Latina – para o ciclo de debates literários.

Para ler a reportagem na íntegra, clique aqui.

*Com informações do jornal O Globo

Acessar o conteúdo