O Centro de Memória Bunge promove em São Paulo, no dia 18 de maio, uma série de palestras com o tema “Memória e Mediação Institucional: Museus e Centros de Memória”. A atividade marca a participação da Fundação Bunge na programação da 9º Semana Nacional de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura), que acontece entre os dias 16 e 22/5, em mais de 500 cidades brasileiras, com cerca de três mil eventos.
A abordagem deste dia pretende evidenciar o aumento do investimento das empresas em Centros de Memória, como forma de preservar a história, ser ferramenta estratégica para o negócio e intensificar a relação das companhias com a sociedade.
As palestrascontarão com a participação de quatro especialistas. A coordenadora do Centro de Memória Bunge, Luciana Amaral, apresenta o case da instituição. Outra participante é a museóloga Marilúcia Bottallo, membro do conselho de orientação artística da Pinacoteca do Estado, que abordará o tema principal “Memória e Mediação Institucional”.
Na sequência, fala a historiadora e arquivista Flávia Borges, diretora Executiva da Tempo&Memória, empresa especializada no setor. Ela tratará do tema “Centro de Memória, informação e geração de conhecimento”. A coordenadora do Memória Votorantim, Silvia Pedrosa, apresenta a palestra “Para além da construção de conhecimento: difusão e comunicação dos Centros de Memória com seus públicos”.
As inscrições estão abertas no site www.fundacaobunge.org.br.