O Centro Cultural Banco do Nordeste comemora os 50 anos do banco com a inauguração da Biblioteca Virtual, uma forma de ampliar o acesso à cultura nordestinaPor Deborah Rocha
Nordeste virtual
Em comemoração aos 50 anos do Banco do Nordeste, será inaugurada, no próximo dia 18, a Biblioteca Virtual do Centro Cultural Banco do Nordeste. Inaugurado em julho de 1998, o Centro Cultural ocupa, no centro da cidade de Fortaleza, 3.500m2 de área total distribuídos em quatro andares do edifício Raul Barbosa. A biblioteca oferecerá consulta ao catálogo existente no Banco, disponibilizará artigos, resumos e pesquisas produzidas e/ou publicadas pelo Banco do Nordeste e parceiros. Dentre elas, constam informações socioeconômicas do Nordeste (estados e municípios), cartilhas de arte e cultura, pesquisas sobre demandas locais de capacitação, projetos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNDECI, além de edições da Revista Econômica do Nordeste, REN, e outras.
O portal www.banconordeste.gov.br/centrocultural/progbibvirtual/ disponibiliza ainda links para vários sites em língua portuguesa, portais especializados em temas como agricultura, pecuária, indústria, serviços, desenvolvimento regional e local, crescimento econômico, capacitação, ferramentas de busca e acesso a almanaques, dicionários e enciclopédias.
O acervo físico da biblioteca conta com 22.246 publicações cadastradas de diversos temas, jornais e revistas, trazendo um breve resumo sobre seu conteúdo e serviços. Há programas como o ?Fale Conosco?, por exemplo, que atende a solicitações de pesquisas adicionais pelo interessado, o ?Indique um Site?, que recebe sugestões de sites dos internautas, e o ?Livro de Visitas?, que cadastra o número de acessos e visitantes do site.
Acesso à informação
Com o objetivo de facilitar o acesso dos interessados, o Centro Cultural conta ainda com 12 computadores disponíveis em suas instalações, fornecendo ferramentas de orientação à navegação na internet. O Centro Cultural enfatiza, assim, seu foco de atuação: a formação de platéias através de um trabalho educativo, dando acesso a informações e produtos que possibilitem um melhor entendimento da cultura nordestina.
A concepção do Centro Cultural, tanto de seus espaços físicos, quanto de suas atividades, tem como princípio ser dinâmico, lúdico e interativo. Desse modo, trabalha no sentido de aproximar-se de seu público e de fazer com que as informações cheguem até ele, visando o fortalecimento de sua identidade e formação.
Manifestações de cultura
Em editorial escrito por Byron Queiroz, presidente da instituição, o empresário destaca a importância da difusão e da aglutinação de manifestações culturais como forma de promover o desenvolvimento da capacidade de percepção do homem nordestino. ?No atual cenário de globalização, ressaltar as diferenças é a forma de nos mantermos fortalecidos culturalmente e nos colocarmos como mercado produtor capaz de absorver um volume cada vez maior de consumidores da nossa cultura?, destaca Queiroz.
A diretoria do Centro Cultural não respondeu a questões enviadas pelo Cultura e Mercado a respeito da parceria entre o Banco e o Centro Cultural.
Mais informações sobre o Centro Cultural e sobre sua programação estão disponíveis no site do Banco do Nordeste: www.banconordeste.gov.br/cultura .
Copyright 2002. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.