MinC propõe a adoção de uma agenda cultural e a utilização dos espaços para atividades artísticas das comunidades nos pequenos municípiosInserir uma agenda cultural nos projetos político-pedagógicos das escolas de educação básica em todo o país é uma das principais propostas do MinC na revisão do Plano Nacional da Educação (PNE), em discussão na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Os Ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (MinC) participam do debate e estão elaborando a proposta governamental para ser apresentada ao Congresso Nacional.
A idéia é aproveitar a infra-estrutura das escolas e transformar os espaços ociosos em verdadeiros centros culturais – em especial nos pequenos municípios -, criando um local de convivência e lazer para a comunidade nos finais de semana, bem como espaços para que grupos culturais e artistas da comunidade possam realizar oficinas, ensaios, apresentações e mostras. Nas instituições de ensino superior a proposta é estimular o intercâmbio de projetos artísticos, a exemplo dos festivais estudantis da cultura.
“Queremos redefinir o uso das escolas públicas no país, levando a formação dos alunos muito além do ensino básico. Propomos uma mudança conceitual onde a educação não tenha apenas o papel de mera repassadora de conhecimentos em série, mas também a função de estimular a reflexão para formação de cidadãos com consciência crítica”, explicou o secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Márcio Meira, responsável pelo encaminhamento das propostas da área cultural na revisão do PNE.
Um dos pontos fundamentais na política de integração das ações culturais com a educação, segundo o secretário, é a qualificação dos professores para atuarem dentro dos novos conceitos de cultura e cidadania no país. Uma das diretrizes do MinC na revisão do PNE é justamente a elaboração de um plano de trabalho para a formação de professores de Artes e Humanidades nas universidade brasileiras, a ser implantado a partir de 2008. A Câmara Interministerial de Educação e Cultura será o órgão gestor da política de integração das ações dos dois ministérios.
Fonte: Comunicação Social/MinC
2Comentários