MinC propõe a adoção de uma agenda cultural e a utilização dos espaços para atividades artísticas das comunidades nos pequenos municípiosInserir uma agenda cultural nos projetos político-pedagógicos das escolas de educação básica em todo o país é uma das principais propostas do MinC na revisão do Plano Nacional da Educação (PNE), em discussão na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Os Ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (MinC) participam do debate e estão elaborando a proposta governamental para ser apresentada ao Congresso Nacional.

A idéia é aproveitar a infra-estrutura das escolas e transformar os espaços ociosos em verdadeiros centros culturais – em especial nos pequenos municípios -, criando um local de convivência e lazer para a comunidade nos finais de semana, bem como espaços para que grupos culturais e artistas da comunidade possam realizar oficinas, ensaios, apresentações e mostras. Nas instituições de ensino superior a proposta é estimular o intercâmbio de projetos artísticos, a exemplo dos festivais estudantis da cultura.

“Queremos redefinir o uso das escolas públicas no país, levando a formação dos alunos muito além do ensino básico. Propomos uma mudança conceitual onde a educação não tenha apenas o papel de mera repassadora de conhecimentos em série, mas também a função de estimular a reflexão para formação de cidadãos com consciência crítica”, explicou o secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Márcio Meira, responsável pelo encaminhamento das propostas da área cultural na revisão do PNE.

Um dos pontos fundamentais na política de integração das ações culturais com a educação, segundo o secretário, é a qualificação dos professores para atuarem dentro dos novos conceitos de cultura e cidadania no país. Uma das diretrizes do MinC na revisão do PNE é justamente a elaboração de um plano de trabalho para a formação de professores de Artes e Humanidades nas universidade brasileiras, a ser implantado a partir de 2008. A Câmara Interministerial de Educação e Cultura será o órgão gestor da política de integração das ações dos dois ministérios.

Fonte: Comunicação Social/MinC


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2Comentários

  • Marcos André Carvalho Lins, 4 de setembro de 2006 @ 19:54 Reply

    A inciativa de revisão do PNE é fundamental e necessária. Na prática, todavia, vai esbarrar em determinados aspectos relevantes, herança da ausência de uma maior proximidade entre os dois setores: cultura e educação. No meu tempo de bancos escolares, professores de educação artística, história e geografia, dentre outros da categoria “humanidades”, ocupavam uma espécie de segundo escalão, pois a atenção dos alunos voltava-se para aquelas matérias que cobravam mais do estudante, ou seja , em geral, matemática, química, física e português ( mais ou menos nessa ordem ). Esse comportamento dos alunos, porém, explica-se não só pela estrutura curricular como também por uma pressão familiar nesse sentido. Como as vocações são as mais díspares possíveis, a natureza parece não corroborar essa ” ordem” de importância. Mas uma coisa precisa-se ter em mente: para se estabelecer novas e corretas diretrizes educacionais é necessário ouvir os familiares dos alunos. Talvez um debate em cada escola ou núcleo educacional. Talvez reavaliando o sistema de vestibulares. Para uma revisão dessa natureza obter os reais e amplos efeitos desejados é preciso, no mínimo, um apoio e orientação aos pais dos alunos, para que estes possam aquilatar e absorver o verdadeiro impacto dessas alterações.

  • Rodrigo Cogo, 6 de setembro de 2006 @ 22:26 Reply

    Seria bem interessante o Minc utilizar suas representações regionais para saber o que, de maneira autônoma, já se está fazendo exatamente neste sentido de entrelaçamento da educação com as artes, por intermédio do uso da estrutura de escolas públicas nos finais de semana com fins culturais. Exemplo? Projeto Oficinas da Paz, realizado em 22 cidades do interior gaúcho em 2006 – treinando mais de 1.600 professores para justamente transmitir conhecimentos de arte (teatro, música, dança, literatura e artes plásticas) para alunos e comunidade. Mais no http://www.cidadecultura.com.br . Vale a leitura e o incentivo.

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