Com inscrições até 16 de junho, Workshop on-line premiará melhor roteiro com participação em projeto da O2 Filmes; método de ensino amplia e regionaliza produção audiovisualPor Deborah Rocha
11/06/2003
Cidade dos Homens
Exemplos de projetos bem elaborados – e sobretudo bem intencionados – merecem sempre registro. É o caso do Workshop e Concurso Nacional de Roteiros Cidade dos Homens, que, após o sucesso da primeira edição, abriu novas inscrições para um curso intensivo, com aulas entre os dias 16 de junho e 10 de julho. Inteiramente pela internet, o workshop ensinará os alunos a escreverem um episódio do seriado “Cidade dos Homens”, exibido na TV Globo, com direção de Fernando Meirelles. Serão dez encontros virtuais com professor, plantão tira-dúvidas e referencial teórico. Todos podem participar – a única exigência feita é a “presença” do aluno no horário das aulas.
Roteiristas
Ao final do workshop, o concurso premiará o autor do melhor roteiro, que participará de um projeto da O2 Filmes, sob coordenação do cineasta Fernando Meirelles. Também serão divulgados os outros 100 melhores roteiros produzidos pelos alunos, possibilitando a criação de um banco de talentos para a demanda do mercado audiovisual brasileiro. A primeira seleção acontece em agosto e o resultado final será divulgado no mês de setembro.
Cidade de Deus
“O projeto é inovador por criar uma relação entre o mercado e a universidade, aproximando instituições importantes e geralmente afastadas”, explica Newton Cannito, idealizador do projeto. “Foi um projeto criado para formar novos talentos, o que gerará inovação no audiovisual brasileiro, e para regionalizar a produção, por isso é inteirinho on-line”, diz. Segundo ele, há bolsistas de vários estados do Brasil e de todas as favelas do Rio de Janeiro. “Tem 12 bolsistas, que são moradores da Cidade de Deus, apresentando suas versões”, comenta Cannito.
A iniciativa é da Associação Cultural Educação e Cinema (Educine), em parceria com o Cinusp Paulo Emílio da Universidade de São Paulo e O2 Filmes. Foram feitas parcerias também com o Viva Favela, a Rits e o Governo Eletrônico da prefeitura de São Paulo, articulando conteúdos sobre as comunidades dos morros cariocas e bolsas de estudo para alguns coordenadores de telecentros. Neste sentido, com o objetivo de patrocinar a infoinclusão, 20% das vagas foram destinadas para bolsistas selecionados por instituições como Viva Favela, TV Pinel e Fundação Casa Grande.
Inscrições
O curso custa R$ 330, com direito a uma assinatura das revistas Trip ou TPM. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas até o dia 16 de junho pela internet, no endereço s://www.cinematico.com.br/roteiro/workshop_inscricao.htm.
Maiores informações: s://www.cinematico.com.br/roteiro ou pelo telefone (11) 3120.7835.
Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.