Após incêndio em Ouro Preto, Unesco, Iphan, Governo de MG, universidade e outras instituições unem-se para prevenção de acidentes desse tipo em cidades históricasPor Sílvio Crespo
26/05/2003
Na última quinta-feira, 22 de maio, foi realizada em Ouro Preto (MG) a cerimônia de lançamento do movimento Chama – Consciência e Prevenção contra o Fogo, que reúne várias entidades empenhadas em preservação de imóveis e prevenção e combate a incêndios em cidades coloniais brasileiras. O lançamento aconteceu um mês após o incêndio que destruiu o antigo Hotel Pilão em Ouro Preto, em abril passado.
Participam do movimento a Universidade Federal de Ouro Preto, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Ciência, a Educação e a Cultura), o Governo de Minas Gerais (por meio do Corpo de Bombeiros, do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico e de outras instituições), o Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o Ministério Público Estadual, a Prefeitura e a Câmara de Ouro Preto, a Prefeitura de Mariana, a Associação Pró-Cultura do Palácio das Artes, os Bombeiros Voluntários, a Associação dos Moradores do Alto Centro Histórico, o Portal de Ouro Preto e a Fundação Roberto Marinho.
A Universidade Federal de Ouro Preto, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e diversas associações locais já haviam se organizado e apresentado ao governador Aécio Neves uma proposta ampla de ações que envolviam desde projetos até o aprimoramento do equipamento do Corpo de Bombeiros. O governador, em reunião com este grupo-tarefa inicialmente constituído, designou a Fundação de Arte de Ouro Preto, uma fundação estadual instalada na cidade, como líder do processo em nome do governo estadual.
O movimento atuará de várias formas. O Corpo de Bombeiros de MG se encarregará de coordenar vistorias emergenciais nos imóveis tombados e medidas de combate ao fogo. A Universidade Federal de Ouro Preto planeja a criação de um Centro de Referência para prevenção contra o fogo em sítios históricos. Haverá também uma revisão da legislação para cidades históricas, coordenada pela Universidade, pela Câmara de Vereadores de Ouro Preto, com a participação do Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Iphan e outras entidades.
Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.