O Programa Mais Cultura, através do Ministério da Cultura, e a Fundação Elias Mansour lançaram na manhã dessa quinta-feira, 10, o edital do Cine Mais Cultura Acre. O objetivo é selecionar e apoiar as dez melhores iniciativas de difusão audiovisual, criando salas digitais de exibição. Com esse projeto, além de levar o cinema a regiões menos favorecidas à produção audiovisual, também se torna possível o estímulo da produção cinematográfica além de contribuir com a formação do pensamento crítico de cada um.

O Cine Mais Cultura faz parte do projeto Mais Cultura, do Ministério da Cultura, que tem como objetivo criar salas de exibição audiovisual no maior número possível de cidades no Brasil. Atualmente, só 8% das cidades brasileiras possuem cinemas, a grande maioria voltados exclusivamente para o cinema comercial, com pouco espaço para a produção nacional e filmes de caráter artístico que não estão mais em circulação.

Cada projeto contemplado pelo edital levará um kit de equipamento audiovisual composto por, tela para projeção de 210 polegadas (4m X 3m), projetor de vídeo digital, aparelho leitor de DVD, mesa de som de quatro canais, quatro caixas de som com potência de 250 watts, amplificador com 1200Wrms de potência, dois microfones sem fio de alcance de 150 metros e câmera filmadora digital, além de inúmeros filmes do acervo da Programadora Brasil. “Não é só uma sala de cinema, é um espaço para pensar”, ressalta Geraldo Horta, coordenador geral de articulação e integração das ações do Programa Mais Cultura.

Segundo Daniel Zen, presidente da Fundação Elias Mansour, Rio Branco já possui 3 pontos do Cine Mais Cultura, a expectativa agora é com esse edital chegar a todas as regionais do estado. “Vamos tentar chegar a todos os municípios do Acre com salas de exibição até o final de 2010”, afirmou Zen. Os realizadores esperam que cheguem inscrições de todos os municípios acreanos para o edital. Podem se inscrever pessoas jurídicas nacionais privadas sem fins lucrativos, sendo a inscrição gratuita.

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de fevereiro de 2010. Mais informações sobre as fichas de inscrições e o edital estarão disponíveis nos sites do Ministério da Cultura do Programa Mais Cultura, da Programadora Brasil e da Fundação Elias Mansour.


contributor

Jornalista e sócia da empresa CT Comunicações.

1Comentário

  • Cine Mais Cultura Acre » Mais Cultura, 14 de dezembro de 2009 @ 9:40 Reply

    […] Cine Mais Cultura Acre Cultura e Mercado – 11/12/2009 sss://www.culturaemercado.com.br/editais/cine-mais-cultura-acre/ […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *