No ano passado, a indústria cinematográfica local aumentou investimentos em relação a 2001. País esteve envolvido na produção de 115 filmes15/01/2003
De acordo com a agência de notícias Reuters, os investimentos na indústria cinematográfica britânica chegaram a US$ 1 milhão no país. Esse montante corresponde a investimentos estrangeiros, produções domésticas e co-produções filmadas no Reino Unido e no exterior, informa a agência. Os dados foram divulgados ontem pelo Conselho do Cinema Britânico. Em relação a 2001, o investimento anual no setor aumentou 22 milhões de libras. Se compararmos com 1992, esse número quadruplicou.
Os dados divulgados informam que o Reino Unido foi o local de filmagem ou esteve envolvido na produção de 115 filmes em 2002. Desse total, foram 30 produções estrangeiras, 42 produções nacionais e 43 co-produções, segundo a Reuters. Os Estados Unidos foram o maior investidor estrangeiro.
Concentração
Mas esses dados não significam necessariamente um avanço do ponto de vista da diversidade cultural. O comissário de cinema Steve Norris disse à Reuters que a tendência é que os orçamentos dos filmes aumentem, mas também que o número de filmes produzidos seja cada vez menor.
Otimista com a situação do setor cinematográfico, Norris sugere uma forma de estimular ainda mais esse mercado. “Se quisermos construir uma indústria cinematográfica estável e crescente, precisamos garantir o fornecimento de recursos e infra-estrutura para cineastas do exterior e também fazer filmes de classe mundial nós mesmos”, explicou Norris à Reuters.
Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.