No momento em que os estúdios de Hollywood ameaçam retaliar o cinema mexicano, a indústria cinematográfica dos Estados Unidos anuncia seu melhor desempenho em 20 anosPor Sílvio Crespo
10/03/2003

A indústria cinematográfica dos Estados Unidos teve em 2002 o melhor desempenho em 20 anos, disse Jack Valenti, presidente da MPA (associação que reúne as maiores produtoras cinematográficas norte-americanas) ao sítio Adage.com. No balanço feito pela entidade, verificou-se um aumento na venda de ingressos que não se via desde 1957.

Hollywood em alta
O aumento do custo médio de produção de filme foi um ponto negativo constatado pela MPA. Esse custo subiu 13,6% em relação a 2001, segundo Valenti, mas não impediu que 2002 acabasse como um excelente ano para os estúdios de Hollywood. A MPA divulgou o aumento de 13,2% no volume de negócios da indústria cinematográfica dos EUA em 2002, em relação ao ano anterior. Com isso, o cinema norte-americano movimentou cerca de US$ 9,5 bilhões. Entre os resultados positivos citados por Valenti, destaca-se o aumento de 10,2% na bilheteria ? foram vendidos no total 1,6 bilhões de ingressos, segundo o Adage.com.

Duelo com o México
O grande sucesso do cinema norte-americano ocorre no momento em que a MPA ameaça retaliar a indústria cinematográfica do México. A entidade critica a lei mexicana, em vigor desde janeiro deste ano, que cobra a taxa extra de um peso (equivalente a US$ 0,09) nos ingressos de filmes estrangeiros exibidos no país. Jack Valenti havia escrito uma carta ao presidente do México, Vicente Fox, pedindo a suspensão da taxa, destinada a fomentar a produção cinematográfica local.


Leia também:
Gás, vergalhões etc. & Tal – 10/03/2003 ? Artigo do diplomata Arnaldo Carillho sobre Jack Valenti, presidente da MPA
Cineastas mexicanos dizem não às “majors” – 24/02/2003
Preservação da “exceção cultural” sofre resistência – 19/02/2003

Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *