Depois de São Paulo, o evento Circuito Interações Estéticas acontece de 7 a 10 de novembro, no campus da UFPE, no Recife, promovendo o intercâmbio entre artistas e Pontos de Cultura.
A Secretaria de Cidadania Cultural (SCC) do Ministério da Cultura, a Fundação Nacional de Artes (Funarte), por intermédio do Centro de Programas Integrados (Cepin), e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançam o Circuito Interações Estéticas. A segunda edição, no Recife, de 7 a 10 de novembro, reunirá artistas, especialistas e público para conhecer, discutir e trocar experiências sobre as residências artísticas em Pontos de Cultura do país.
Na etapa Recife, o Circuito contempla exposições, mesas com especialistas, oficinas de dança, fotografia, quadrinhos e poesia, mostra de cinema, apresentações musicais e de teatro, fanzine, rádio itinerante e um encontro da rede de Interações Estéticas, formada por coletivos artísticos e Pontos de Cultura.
No dia 7, domingo, o projeto artístico Domingo no Campus, promovido pela UFPE, abre a programação do Circuito. Já a abertura oficial acontece no dia 8, segunda, com a presença de Sérgio Mamberti (presidente da Funarte), TT Catalão (secretário da SCC/MinC), Solange Coutinho (pró-reitora de Extensão da UFPE), Taciana Portela (representante da Regional Nordeste do MinC) e Renato Lins (secretário de Cultura do Recife).
Na noite de segunda, às 19h, haverá apresentação do espetáculo A Barca, do grupo Grial, seguido do espetáculo musical O Rio de Machado de Assis e a Integração Artística, da artista Clara Monção e, às 22h, a apresentação do grupo de música instrumental nordestina oQuadro, banda formada por alunos do departamento de música da UFPE.
Na terça-feira, o encontro tem seguimento com oficinas, o Encontro Interações Estéticas, mesas redondas, apresentações teatrais e de música. Às 19h, tem início o espetáculo de teatro Fronteiras, o dia em que o boi enfrentou o Papangu, do grupo de Eliane Tejera Lisboa. Em seguida, o Mestre Luiz Paixão conduz a apresentação do Cavalo-Marinho Boi Brasileiro, e a coquista Beth de Oxum encerra a programação com o seu Coco de Umbigada, às 22h.
Na quarta-feira, último dia do evento, haverá oficinas, mostras e espetáculos. Às 18h30, Cínthia Mendonça, Lia de Itamaracá e Filhas de Baracho (Ponto de Cultura Estrela de Lia) apresentam o espetáculo de dança-teatro Obra Terreiro. O evento será encerrado com o espetáculo Kaosnavial, do premiado Ponto de Cultura Estrela de Ouro, que traz Jorge Mautner ao lado de mestre Zé Duda, Nelson Jacobina, Maracatu Estrela de Ouro e Valdir Afonjah.
* Com informações do jornal ITeia