O Plano Setorial para Culturas Indígenas foi aprovado na última quinta-feira, 18 de novembro, pelo seu Colegiado. O documento complementa o Plano Nacional de Cultura, aprovado pelo Senado Federal, no dia 9, e prevê estratégias de ações para os próximos dez anos.

Na abertura da reunião, o secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Américo Córdula, destacou a importância do Plano que teve como base a relação de respeito e confiança estabelecida com os povos indígenas, na dedicação do corpo técnico da Secretaria e no desenvolvimento dos trabalhos.

O Colegiado é composto por 20 membros titulares e suplentes, sendo 15 vagas da sociedade civil – 10 representantes indígenas e cinco mediadores culturais (agentes não-índios que atuam junto aos povos indígenas, como antropólogos, pesquisadores, etc) – e cinco representantes do Poder Público Federal. Atualmente a população indígena no Brasil é de, aproximadamente, 725 mil pessoas organizadas em 270 etnias falantes de 180 línguas distintas.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Cultura.


contributor

Atriz, pós-graduada em gestão da cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *