Reunidos no Rio de Janeiro, de 29 de novembro a 1º de dezembro, os Colegiados de Artes Visuais, Circo, Dança, Música e Teatro do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) deram um grande passo para o fortalecimento das linguagens artísticas. Encerrando os trabalhos de 2010, durante a 5ª Reunião Ordinária dos Colegiados do CNPC, os cinco setores aprovaram seus respectivos Planos de Cultura.
“É um momento único e muito importante para todos nós. Com a aprovação dos Planos Setoriais, finalizamos essa atual gestão com chave de ouro”, apontou Marcelo Bones, diretor do Centro de Artes Cênicas da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Os planos são resultados de um trabalho conjunto entre os representantes da sociedade civil, a Funarte e o Ministério da Cultura.
Com o papel fundamental de estabelecer as diretrizes e consolidar as metas dos segmentos a curto, médio e longo prazo, os Planos Setoriais estão previstos no Plano Nacional de Cultura, que aguarda sanção presidencial para entrar em vigor. Para Alice Viveiros, representante do Circo no Plenário do CNPC, o plano permitiu identificar quais os problemas da área e o que fazer para solucioná-los, respeitando as suas especificidades
*Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Cultura.