A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (12) o Projeto de Lei 6816/10, do Senado, que equipara o profissional de cabine de som e o produtor DJ (disc-jockey) ao artista e ao técnico em espetáculos e diversões, com profissão regulamentada pela Lei 6.533/78.

O projeto assegura ao DJ os mesmos direitos e garantias expressos em lei para o artista e o técnico em espetáculos. O relator, deputado Sabino Castelo Branco (PTB-AM), afirma em seu parecer pela aprovação que o projeto é a forma legislativa mais apropriada de tratar a questão.

“A medida adotada no Senado também repercute no mérito, vez que o DJ pode ser sim equiparado aos artistas, se considerarmos o efeito que a manipulação do som causa nos frequentadores de casas noturnas”, diz o relator. Ele lembra que atualmente há espetáculos muito concorridos, com a presença de milhares de espectadores, em que a estrela é justamente o disc-jockey.

Tramitação
Sujeito à apreciação conclusiva, o projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência da Câmara.


contributor

Repórter. Escreve sobre pessoas, convergência e cultura.

2Comentários

  • Eudes Ciriano, 16 de maio de 2010 @ 9:24 Reply

    Oi!

    Boa notícia para o mundo dos profissionais da noite, produtores eme especial que estão sendo reconhecidos assim no texto.

    Valeu a matéria!!!!

  • Diogo Brito, 17 de maio de 2010 @ 22:23 Reply

    E a minha profissão jamais será reconhecida. Sempre falarão que para ser Jornalista não será necessário nem diploma de conclusão do 2º Grau.
    Obrigado Brasil, por me dar um grande incentivo à minha carreira crimal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *