Na pauta do encontro está a atualização do plano de trabalho da organização para o biênio 2009/2010, bem como acordar os objetivos e a agenda da IV Reunião Ordinária da Comissão, que se realizará em novembro de 2009, além de definir as diretrizes das atividades a serem desenvolvidas no programa 2011: Ano Interamericano da Cultura.
A Comissão Interamericana de Cultura foi criada no âmbito do Conselho Interamericano de Desenvolvimento Integral da Organização dos Estados Americanos (CIDI/OEA) e tem seus debates focados na Economia da Cultura nas Américas, com objetivo de promover o desenvolvimento inclusivo e culturalmente qualificado das nações do bloco.
Duas representantes do Ministério da Cultura participam da reunião de planejamento da Comissão Interamericana de Cultura da Organização dos Estados Americanos (CIC/OEA), agendada para os dias 16 e 17 de julho, em Washington, DC. São as assessoras da Diretoria de Relações Internacionais do MinC Thays Pessotto, gerente de Integração e Assuntos Multilaterais, e Carla Etiene Mendonça da Silva, subgerente de Intercâmbio e Projetos Especiais.
As representantes do MinC levam à reunião a proposta de realização do Fórum da Juventude Ignite the Americas – 2009 ( Se Liga América – 2009 ) no Brasil e apresentam o projeto de realização do III Encontro dos Povos Guarani da América do Sul no município de Dourados (MS), entre os dias 20 e 24 de outubro deste ano. Além disto, devem apresentar oficialmente a candidatura do Brasil à Presidência da CIC, para o biênio 2010/2011.
Tanto o Fórum como o Encontro são ações desenvolvidas dentro dos princípios da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, aprovada no ano de 2005, da qual o Brasil é signatário, que apregoa a preservação e a valorização das diferentes culturas do mundo, como forma de inclusão social e instrumento de promoção do desenvolvimento econômico dos países.
A terceira edição do Encontro dos Povos Guarani da América do Sul está sendo organizada pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC) e visa valorizar e integrar os aspectos culturais que unem o Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia, que são os costumes e as tradições desta etnia indígena, presente em todos esses países. Uma das expectativas com a realização deste evento é fazer um levantamento das principais demandas da cultura Guarani para a elaboração de políticas públicas que apoiem estes povos.