Grupo de artistas, empresários e secretários de cultura discutem em Brasília metas para o evento internacional, que visa a formar uma rede mundial de cooperação cultural19/03/2003
O ministro da Cultura, Gilberto Gil, recebeu ontem em Brasília o comitê diretor do Fórum Cultural Mundial, composto de secretários estaduais de cultura, membros do governo, empresários e representantes da comunidade artística. O encontro discutiu as metas para o Fórum de 2004, que será realizado no Brasil, na cidade de São Paulo. Rio de Janeiro, Salvador e Recife também receberão parte da programação.
Temas nacionais
?Estamos num momento planetário em que a cultura assume um papel estratégico. O interesse de vários países em nossa cultura começa a aparecer?, disse o ministro, ressaltando a importância das propostas do fórum para os temas nacionais. Na ocasião, foram discutidas diversas questões, dentre elas o papel da cultura nas políticas nacionais e internacionais e o avanço da cultura dentro do contexto social como ferramenta para o desenvolvimento econômico.
No Fórum, o Brasil receberá representantes de todos os continentes para discutir novos modelos de circulação de bens culturais e de padrões estéticos já consagrados pela indústria cultural, informa o jornalista Israel do Vale, em matéria publicada na Folha de São Paulo. O objetivo do evento é ambicioso: articular a criação de uma rede mundial de cooperação cultural, completa o jornalista.
Leia também:
Brasil sai na frente no Fórum Mundial de Cultura – 07/01/2003
Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.