As contas da Fundação Bienal estão bloqueadas pelo Ministério da Cultura desde o dia 2 de janeiro. O MinC alega inadimplência por parte da instituição, baseado em processo da Controladoria Geral da União, que teve início em abril de 2009. A informação é da Folha de S. Paulo.
A ação aponta irregularidades em 13 processos da Bienal, ocorridos entre 1999 e 2006, nas gestões de Carlos Bratke e Manoel Francisco Pires da Costa. Somados, eles totalizam R$ 32 milhões.
A Fundação Bienal entrou com petição na Justiça Federal solicitando a revisão do caso e espera resolver o problema rapidamente.
Segundo a reportagem, a Fundação ainda possui cerca de R$ 11 milhões em caixa, mas a realização da 30ª Bienal de São Paulo, com inauguração prevista para 7 de setembro, está ameaçada.
Heitor Martins, presidente da Bienal, afirmou que caso a situação ficará complicada caso não seja revertida até meados de fevereiro. Segundo ele, a Bienal poderia ser realizada com cerca de R$ 27 milhões – R$ 22 milhões com dinheiro incentivado e R$ 5 milhões de recursos próprios. “Mas só com R$ 5 milhões teremos que adiar a mostra”, concluiu.
A íntegra da reportagem está disponível para assinantes no site da Folha.
*Com informações do jornal folha de S. Paulo