Após a ratificação de 30 países-membros, Convenção adotada em 2003 entra em vigor em abril

No dia 19 de janeiro, a Romênia foi o 30o país-membro da UNESCO a ratificar a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, documento adotado em outubro de 2003 pela Convenção Geral da UNESCO.

Com isso, o documento passará a vigorar a  partir de 20 de abril, três meses da ratificação do 30º país e cerca de dois anos após sua adoção.

A Convenção regula o tema do  patrimônio cultural imaterial, que pode ser entendido como a parte intangível da herança cultural dos povos, contida em manifestações transmitidas oral ou gestualmente e que vão sendo modificadas pela coletividade no decorrer dos tempos.

O documento complementa a Convenção do Patrimônio Mundial, de 1972, que cuida dos bens tangíveis.


editor

1Comentário

  • gil d. holder, 30 de outubro de 2008 @ 23:24 Reply

    No meu ponto de vista foi uma decisão importante tomada pela Romenia que deu mais força e sustentabilidade a Convenção, mas ao meu ver se faz necessário mais empenho dos gestores para melhor reconhecimento e favorecimento dos valores a que se disponhe a Convenção Geral da UNESCO. E que sejam levados a diante os anceios de todos para equacionar os desafios que vem pelo processo de globalização e que todos migrem em defesa das Entidades e assim firmar mais aínda o vínculo entre as Culturas .” NÃO CEITANDO EM HIPÓTESE ALGUMA QUALQUER IMPOSIÇÃO OU DESAPROVAÇÃO POR PARTE DOS EUA”, pois eles só fazem o que benefeciam .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *