Neste livro Convergências Midiáticas: produção ficcional RBS TV, organizado pelas professoras Elisabeth Bastos Duarte e Maria Lília Dias de Castro, encontramos a fundamentação teórica da convergência entre as mídias e análises das séries da têve que foram ao ar na RBS TV, através do Núcleo de Especiais: Quatro destinos, On Line, Loja da Esquina, As Aventuras da Família Brasil e Guerra e Paz.

O livro analisa o impacto da convergência tecnológica promovida pelos produtos de ficção  e documentário do Núcleo de Especiais da RBS TV e se propõe a discutir como os novos formatos de transmissão modificam a relação com o público, que de mero  telespectador passa a ser também produtor.

Os processos de convergência midiática sempre aconteceram entre as mídias tradicionais, ainda que não envolvessem diretamente questões relativas à sua expressão e aos dispositivos responsáveis por sua veiculação e exibição.
Entretanto, com o desenvolvimento tecnológico, o que hoje se denomina, no âmbito da televisão, de convergência midiática implica a recorrência a diferentes plataformas, ou seja, a um conjunto de dispositivos e suportes tecnológicos advindos de outras mídias, mobilizados para a realização, veiculação e consumo de programas televisuais. Essa convergência tecnológica articula formatos, linguagens e estéticas em diversas telas, abrindo possibilidades para novos modos de interação com os receptores.

Trata-se de uma convergência estratégica que pontua as diferentes plaformas de mídia, expandindo a história. A reflexão que o livro propõe é a utilização das mídias como prioritárias e não como concorrentes. O desafio da cultura da convergência é que o público invista mais tempo na história que está sendo contada nas diferentes plataformas.
Os textos têm a visão das pesquisadoras Elizabeth Bastos Duarte e Maria Lília Dias Castro,  além de Alex Primo, Ada Cristina Machado da Silveira, Adriana  Stürmer. Também  escrevem sobre o tema os roteiristas e realizadores Fabiano de  Souza, Márcio Schoenardie, Claudinho Pereira, Camila Gonzatto, Cristiano  Trein, Katiany Pinho e Gilberto Perin.

Convergências midiáticas – Produção ficcional – RBS
Organizadoras: Elizabeth Bastos Duarte e Maria Lília Dias de Castro
Editora Sulina


Pesquisador cultural e empreendedor criativo. Criador do Cultura e Mercado e fundador do Cemec, é presidente do Instituto Pensarte. Autor dos livros O Poder da Cultura (Peirópolis, 2009) e Mercado Cultural (Escrituras, 2001), entre outros: www.brant.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *