Você conjuga, como eu, o verbo criativar? Nós, que vivemos de criatividade, precisamos praticá-la em tudo, sobretudo na maneira como conduzimos nossos negócios e os tornamos viáveis. Se você quer encontrar um lugar onde todos conjugam e praticam criatividade, você precisa conhecer o programa Empreendedores Criativos.

Empreendedores Criativos é um reality show colaborativo. O olhar não é o da câmera escondida, os flagrantes não são no chuveiro. Pensamos, planejamos e produzimos um show da vida inteligente, feito por gente que cria e transforma o mundo em algo melhor, menos competitivo e voraz. Ou melhor, preparamos um reality show para pessoas inteligentes e criativas produzirem. Este é um convite à sua participação.

Empreendedores Criativos é também uma rede. Não estamos falando de uma nova tecnologia criada para entreter, conectar, gerar fluxo de informação e visibilidade. Estamos falando de juntar gente que empreende e cria; e que faz com mais gente empreenda e crie. Queremos conhecer pessoas, lugares e redes que fazem como nós, da Casa da Convergência. Somos profissionais criativos que trabalham em rede e desenvolvem ações dialógicas, conectadas. E sairemos à procura de outras ações, em outras áreas e com outros interesses e estratégias mas que sempre tenham a criatividade e a conectividade em comum.

Empreendedores Criativos é um programa de formação. Vamos disponibilizar o conhecimento acumulado em décadas dedicadas à gestão e ao mercado cultural à sua ideia ou empreendimento. Convidamos grandes nomes da Economia Criativa para nos ajudar nesse grande desafio. Em troca, estamos interessados no conhecimento acumulado pelos membros dessa rede que começa a se formar agora. Vamos expor as nossas fragilidades, buscando supri-las nos vários nós dessa imensa teia cultural. E seremos os nós que sustentarão os pontos frágeis da nossa rede. Uma espiral rizomática conectada.

Para participar do programa basta preencher um questionário na página www.empreendedorescriativos.com.br. A partir dali, sua apropriação da rede se consolida. Vamos nos identificar com a hashtag #criativem, um convite para que os membros da sua rede também passem a conjugar o verbo “criativar”. O compromisso é recíproco e coletivo, mas vamos destacar 7 empreendedores, detentores de ideias ou negócios inovadores que, juntos, sintetizem os anseios e necessidades de todos nós.

Venho utilizar este nobre espaço de discussão de políticas culturais para convidar todas as pessoas e redes a fazer parte desse rico processo que se inicia. #criativem!


Pesquisador cultural e empreendedor criativo. Criador do Cultura e Mercado e fundador do Cemec, é presidente do Instituto Pensarte. Autor dos livros O Poder da Cultura (Peirópolis, 2009) e Mercado Cultural (Escrituras, 2001), entre outros: www.brant.com.br

5Comentários

  • Levy, 5 de julho de 2011 @ 23:22 Reply

    Ainda ñ entrei no site, que a seguir farei, mas desde logo registro meu descontentamento com o neologismo verbal de “criativar”. Já chegam os diversos que, ultimamente, culminaram no novel “Presidenta”, constante das publicações oficiais.

  • Francisco Gonçalves Chicão, 6 de julho de 2011 @ 10:01 Reply

    Uma rede de empreendedores sociais é sempre bem vinda. Agradeço a iniciativa, tenho me dedicado no último periodo a estudar a “economia criativa”, muito pelo contato com seus artigos e conexão com seu pensamento.
    Acho que isto já é sintonia, uma rede e conexão. Vou ajudar a divulgar a iniciativa, mais uma vez parabéns.
    Fica bem e na paz.
    Grande abraço.

  • Fabiana, 6 de julho de 2011 @ 10:31 Reply

    Adorei a proposta, mas não consegui acessar o site. Está fora do ar ou ainda não foi lançado?

    Abraços e parabéns pela iniciativa!

  • Marcelo carvalho, 7 de julho de 2011 @ 10:28 Reply

    Gostei da idéia e já a colocamos em prática em BH há dois anos, gostaria de saber mais sobre a idéia e trocar experiências.
    Grande abraço e boa sorte

  • Juliana Piesco, 16 de julho de 2011 @ 20:26 Reply

    Excelente iniciativa! :) Aprovadíssima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *