Cultura e Mercado desta semana recebe mais uma brilhante colaboração no debate acerca do jornalismo cultural. Sergio Amadeu trata da cidadania digital e a sua relação com a imprensa.

Cultura e Mercado desta semana recebe mais uma brilhante colaboração no debate acerca do jornalismo cultural. Sergio Amadeu trata da cidadania digital e a sua relação com a imprensa. “A articulação de pessoas para as práticas colaborativas cria nuvens abertas de acesso e conexão, que se desdobra em fenômenos de solidariedade ciberespacial e que estão recolocando a cidadania no cenário digital”, afirma.

Sociólogo e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, Amadeu é professor da pós -graduação da Faculdade de Comunicação Cásper Líbero e militante do movimento de Software Livre. Esteve na gestão de Lula, na Casa Civil, desenvolvendo um projeto de software livre para o governo federal.

Em novembro, no Fórum Internacional – Mídia, Poder e Democracia, Amadeu já havia tratado dessa questão, onde coloca para o jornalismo uma nova perspectiva para além do profissional. O jornalista percebe-se o que ele sempre foi: um comunicador de redes. E o digital proporciona a liberdade do novo espaço público.O blog do autor é atualizado constantemente com novidades sobre tecnologia, comunicação, cultura, educação, mídia e outras coisas interessantes do universo digital. Vale acompanhar o feed.

Na I Oficina Itinerante de Jornalismo Cultural, no Intercom 2007, José Barbosa entrevistou o sociólogo, sobre as ofensivas dos criadores de softwares proprietários contra a liberdade dos usuários da web. “A obsessão pelo lucro da Microsoft levou-a a criar um formato no qual pretende transformar no padrão mundial, o OpenXml. Militantes contra esse monopólio defendem a utilização do ODF, Open Document Format, que possibilitaria sua utilização em qualquer plataforma de gerenciamento”. Assista à entrevista em vídeo no Youtube.

O próximo artigo da série Jornalismo Cultural em Pauta tratará da tendência de reduzir a literatura em segmentos de mercado. O leitor deixa de existir em detrimento da lógica do consumo.

Confira também:
O JORNALISMO CULTURAL CONTRA A COMUNICAÇÃO – DAISI VOGEL

JORNALISMO CULTURAL COMO EXERCÍCIO CRÍTICO – CÉLIA MOTA

JORNALISMO E CULTURA: UMA PAUTA A SER RECRIADA – ANGELITA LIMA

JORNALISMO CULTURAL: CAMPO DE PRODUÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL – ELIANE FÁTIMA CORTI BASSO

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