‘Esquecimento da Política’, com Adauto Novaes, será realizado de 23 de agosto a 29 de setembro
O SESC Avenida Paulista e Artepensamento, com a curadoria de Adauto Novaes e parceria do Ministério da Cultura, realizarão o ciclo “O Esquecimento da Política”, no período de 23 de agosto a 29 de setembro.
Trata-se do segundo Ciclo de Conferências de uma trilogia sobre Cultura e Pensamento em Tempos de Incerteza. O primeiro (2005) procurou desvendar os mecanismos culturais e políticos que levaram ao Silêncio dos Intelectuais. O terceiro (2007) discutirá as relações entre Política, Religião e Utopia.
“O Esquecimento da Política” conta com a participação de intelectuais de renome, como Francisco de Oliveira, Marilena Chauí e Renato Janine Ribeiro, entre outros. O objetivo é debater os processos de mudança na política.
Uma das formas do esquecimento da política está na ausência de conceitos que, até pouco tempo, serviam de pontos de referência para a prática. Esse saber teórico, que procurava dar conta da idéia de totalidade que a política pede, decompõe-se hoje em ‘teorias’ parciais, voláteis e puramente instrumentais. As questões sobre a ética, a república e a servidão voluntária também fazem parte dos assuntos abordados por filósofos, sociólogos, artistas, jornalistas, cientistas políticos e profissionais liberais de diversas áreas do conhecimento.
Saiba mais e também a programação.
Fonte: Comunicação Social do MinC