O maior encontro da diversidade cultural no Brasil, que acontecerá em novembro na capital mineira, propõe em sua segunda edição a metodologia que orientará a continuidade de seu processo de crescente autonomia, protagonismo e empoderamento.

O Foyer do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, recebe nesta terça-feira, dia 28 de agosto, o lançamento da TEIA Tudo de Todos, que celebrará a Cultura e a Educação durante o grande encontro da diversidade com os Pontos de Cultura do Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania – Cultura Viva, do Ministério da Cultura, na capital mineira em novembro.

A solenidade de lançamento, que está marcada para às 10 horas, contará com a presença do ministro Gilberto Gil, do Secretário Executivo do MinC, Juca Ferreira e do Secretário de Programas e Projetos Culturais do MinC, Célio Turino. O governador Aécio Neves deverá comparecer acompanhado de seu vice Antonio Augusto Anastasia e da Secretária de Cultura, Eleonora Santa Rosa. O prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel também confirmou presença. Haverá ainda a participarão de representantes da sociedade civil que, para esta segunda edição do encontro, articulam a gênese de uma metodologia que perpetuará na TEIA a sua vocação de ser uma ação da sociedade civil voltada à construção de políticas públicas de cultura, e tornada cada vez mais orgânica e independente de políticas governamentais.

O encontro dos Pontos de Cultura materializará durante quatro dias, 7 a 11 de novembro, as várias faces do processo contínuo que envolve a formação da rede nacional dos pontos articulados em torno de ações de Cultura, Educação e Cidadania e que representam, em si, a nossa diversidade. Este esforço, nascido no discurso de posse de Gilberto Gil que apontava a necessidade de um do-in antropológico que identificasse, massageasse e articulasse os pontos de cultura existentes e dispersos por todo o território nacional e internacional, traduziu-se no anseio da criação de uma rede sistêmica capaz de impactar, social e economicamente, o desenvolvimento do país nestes tempos em que os bens simbólicos despontam como as nossas principais fontes de riqueza da sociedade.

Na edição de 2007, a TEIA acontece no momento em que é verificada a capacidade dos Pontos de Cultura de se organizarem em torno do interesse comum de serem autônomos, protagonistas em suas práticas e, com isso, conquistarem o empoderamento que lhes permite exercer, em conjunto com os demais Pontos, o seu quinhão de participação na decisão dos rumos das políticas públicas de cultura no Brasil e para fora dele.

Assim, além do desafio de reunir os Pontos em um ambiente fecundo à troca de saberes, a TEIA 2007 quer lançar a metodologia orientadora do processo de articulação dos Pontos. Seu lançamento no dia 28 de agosto coincide com o momento em que tudo o que foi planejado, proposto e articulado pelo Ministério da Cultura em conjunto com o Instituto Pensarte, que também é um Ponto de Cultura, está começando a ser posto em prática por uma rede de cooperadores responsáveis pela produção e realização do evento, cada um deles empenhado em materializar partes da metodologia proposta. Depois, depurada esta realização e seus resultados, estarão sedimentadas as diretrizes que orientarão o processo contínuo que é a tecedura da TEIA.

Algumas das ações já estão em andamento e culminarão no encontro de novembro. Está em curso a Plenária Virtual, instrumento formal, on-line e de abrangência nacional, por meio do qual cidadãos e Pontos de Cultura podem encaminhar indicações de pauta para o 1º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura (FNPC), a se realizar como parte da programação da TEIA 2007. Foi encerrada a inscrição para a Mostra Arte Viva, que recebeu quase 250 propostas a serem selecionadas e exibidas durante a TEIA. Está definida a programação do Seminário Saberes Vivos, que trará a participação de acadêmicos e intelectuais com 3 conferências – uma delas, na verdade, uma aula espetáculo de Ariano Suassuna -, e 9 mesas de debate para discutir os conceitos-chave do Programa Cultura Viva. O Palco em Obras também está com a programação quase definida e com vários nomes consagrados já confirmados: Alceu Valença, Martinho da Vila e Geraldo Azevedo , entre outros, apadrinharão atrações artísticas produzidas por Pontos de Cultura.

Eduardo Carvalho


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *