A Conferência Internacional que acontece no mês de outubro em Barcelona busca fomentar o diálogo sobre as “expresiones vivas” ou culturas populares, estreitar laços e incorporar o respeito entre as nações

A Espanha vai sediar a II Jornada Expresiones Vivas – Conferência Internacional, de 5 a 7 de outubro, no Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona / CCCB. Será um ciclo de debates no estilo mesa-redonda, com perguntas e respostas pautadas previamente e moderadas por um apresentador / Relator, onde 5 eixos temáticos vão pautar a importância da cultura e da valorização da Diversidade Cultural para o desenvolvimento dos países, ancorados em relatórios da UNESCO, do PNUD e da UNCTAD: Patrimônio Imaterial; Políticas Culturais; Diversidade Cultural; Cultura e Desenvolvimento; Liberdades Culturais e Indústrias Criativas.

Ana Paula Jones, coordenadora do projeto, explica a mudança no tema “Culturas Populares” para “Expresiones Vivas”. Segundo ela, como o evento é internacional, numa primeira tradução o termo “cultura popular se confunde com cultura pop, em inglês, e isso seria uma contradição”. Para ela, Expresiones Vivas sugere internacionalmente o verdadeiro sentido das culturas populares no Brasil.

Paralelo ao ciclo de debates, o projeto prevê uma mostra de documentários nos dias 6 e 7, com a exibição de filmes representativos das culturas populares do Brasil e debates posteriores, que envolverão o Instituto Raízes da Tradição, estudiosos, acadêmicos do tema, o público interessado, conferencistas e diretores dos documentários no Instituto Catalão de Cooperação Ibero-Americana / ICCI, também em Barcelona. 

O evento busca fomentar o diálogo sobre as culturas populares através incentivando o intercâmbio, através de elementos teórico-práticos que fortaleçam e facilitem as construções culturais, solidárias e horizontais tanto na difusão como na cooperação cultural entre as pessoas e instituições envolvidas. Estarão presentes representantes de Instituições Culturais, Universidades, Museus, Gestores Culturais, Representantes dos Governos, Artistas, Mestres Populares e Especialistas nas diversas áreas culturais e de cooperação e sensibilização, tanto catalã como brasileira e internacional.

Realização: Instituto Raízes da Tradição em parceria com a instituição catalã La Casa Amarilla, Asociación Cultural.

Entidades Colaboradoras do Brasil: Instituo Raízes da Tradição; IDC – Instituto da Diversidade Cultural; Instituto Pensarte; Petrobrás; Ministerio da Cultura do Brasil.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *