A 8ª Bienal do Mercosul só começa em setembro, mas os organizadores já estão compartilhando com o público o dia-a-dia da concepção e produção do evento, por meio do recém-lançado www.bienalmercosul.art.br/blog.

Os posts são escritos pelos próprios curadores e estão disponíveis em português ou espanhol, conforme o idioma de origem de cada um. Um dos primeiros textos foi postado pelo curador-geral José Roca, propondo algumas reflexões sobre o ofício do curador e sobre o modelo de Bienal.

O blog será também uma espécie de diário das viagens de pesquisa que a equipe está realizando desde novembro de 2010 pelo Rio Grande do Sul, sede da Bienal do Mercosul, e pela América Latina. Em uma segunda etapa, o espaço vai agregar relatos, entrevistas com artistas e o processo de montagem da Bienal.

Além do curador-geral, a equipe curatorial da 8ª Bienal do Mercosul é composta de outros seis profissionais latinoamericanos: Pablo Helguera (México) – curador pedagógico, Alexia Tala (Chile), Cauê Alves (Brasil) e Paola Santoscoro de y (México) – curadores adjuntos, Aracy Amaral (Brasil) – curadora convidada e Fernanda Albuquerque (Brasil) – curadora assistente.

Neste ano, a Bienal tem como título “Ensaios de Geopoética” e trata da territorialidade e sua redefinição crítica a partir de uma perspectiva artística. Vai reunir artistas que criam obras relevantes para o tema, partindo das perspectivas geográfica, política e cultural para discutir noções de localidade, nação, identidade, território, mapeamento e fronteira. O projeto também traz a cidade de Porto Alegre como lugar a ser descoberto e ativado através da arte. Essa temática estará presente nas exposições e vai permear as ações do Projeto Pedagógico.

Os espaços expositivos da 8ª Bienal do Mercosul são os Armazéns do Cais do Porto, o Santander Cultural, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul e diversos espaços da capital e outras cidades do Rio Grande do Sul. Em breve serão definidas as ações educativas e a data para a apresentação pública do projeto curatorial completo.


Jornalista, foi diretora de conteúdo e editora do Cultura e Mercado de 2011 a 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *