Coordenado por Leonardo Brant, editor de Cultura e Mercado, pesquisador e consultor de políticas culturais, com atuação no Brasil e no exterior, o curso apresenta “o mapa do poder da gestão cultural”. Realizado pelo CEMEC – Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura, o programa terá início 8 de maio e vai até 3 de julho, aos sábados, em São Paulo.
Com o objetivo de apresentar novos paradigmas conceituais relacionados às políticas culturais, identificar e fomentar um ambiente democrático de discussão e construção dessas políticas, explorar os cenários nacional e internacional e propor aplicabilidade a esse arsenal de conhecimento ao mercado, O Poder da Cultura habilita profissionais a:
- pensar novas agendas políticas e oportunidades de mercado para lidar com os desafios do mundo contemporâneo.
- desvendar a cultura como ponto de partida, como meio de construção de uma economia sustentável e como eixo central dos novos paradigmas de desenvolvimento.
- articular setores governamentais, sociedade e mercado para atuarem em torno dessas potencialidades.
O curso facilita a interação entre as diversas experiências e o desenvolvimento de uma rede de agentes preparados e dispostos a pensar e atuar com base em novas possibilidades, mais complexas, lúcidas, livres e condizentes com a real situação do humano em seu ambiente cultural.
O programa inclui:
- aulas teóricas e discussões de casos
- material didático exclusivo
- textos e referências bibliográficas
- interface web para discussão dos tem as apresentados em aula
- ambiente de troca de experiências
Programa
1 – A idéia de cultura
– Origens e evolução da “cultura”
– Cultura no processo civilizatório
2 – Política cultural
– O que é? Para que serve?
– Áreas de abrangência e modelos de atuação
3 – Globalização e culturas locais
– Da exceção à diversidade cultural
– Cultura na arena global
4 – Políticas culturais no Brasil
– História das políticas culturais no Brasil
– Do império a Lula
5 – Mecenato
– O público e o privado no investimento cultural no Brasil
– Modelos de investimento: do marketing à cidadania corporativa
6 – Mercado cultural
– A economia da cultura e a cultura da economia
– Visões e oportunidades para o mercado que mais cresce no mundo
7 – Redes socioculturais
– O que são, como funcionam?
– Como anda a sua presença na rede?
8 – Convergência Digital
– Telas e redes na sociedade contemporânea
– Cultura da Convergência
Inscrição
R$ 590,00 – Desconto de 10% para inscrições até dia 14 de Abril
Mais informações e inscrições 11-3817-8708
atendimento@redecemec.com
Datas:
Sábados, de 9h às 13h e 14h às 17h
08, 22 de Maio; e 19 de Junho e; 3 de Julho
1Comentário