Ilustração da capa
Coordenado por Leonardo Brant, editor de Cultura e Mercado, pesquisador e consultor de políticas culturais, com atuação no Brasil e no exterior, o curso apresenta “o mapa do poder da gestão cultural”. Realizado pelo CEMEC – Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura, o programa terá início 8 de maio e vai até 3 de julho, aos sábados, em São Paulo.

Com o objetivo de apresentar novos paradigmas conceituais relacionados às políticas culturais, identificar e fomentar um ambiente democrático de discussão e construção dessas políticas, explorar os cenários nacional e internacional e propor aplicabilidade a esse arsenal de conhecimento ao mercado, O Poder da Cultura habilita profissionais a:

  • pensar novas agendas políticas e oportunidades de mercado para lidar com os desafios do mundo contemporâneo.
  • desvendar a cultura como ponto de partida, como meio de construção de uma economia sustentável e como eixo central dos novos paradigmas de desenvolvimento.
  • articular setores governamentais, sociedade e mercado para atuarem em torno dessas potencialidades.

O curso facilita a interação entre as diversas experiências e o desenvolvimento de uma rede de agentes preparados e dispostos a pensar e atuar com base em novas possibilidades, mais complexas, lúcidas, livres e condizentes com a real situação do humano em seu ambiente cultural.

O programa inclui:

  • aulas teóricas e discussões de casos
  • material didático exclusivo
  • textos e referências bibliográficas
  • interface web para discussão dos tem as apresentados em aula
  • ambiente de troca de experiências

Programa

1 – A idéia de cultura
– Origens e evolução da “cultura”
– Cultura no processo civilizatório

2 – Política cultural
– O que é? Para que serve?
– Áreas de abrangência e modelos de atuação

3 – Globalização e culturas locais
– Da exceção à diversidade cultural
– Cultura na arena global

4 – Políticas culturais no Brasil
– História das políticas culturais no Brasil
– Do império a Lula

5 – Mecenato
– O público e o privado no investimento cultural no Brasil
– Modelos de investimento: do marketing à cidadania corporativa

6 – Mercado cultural
– A economia da cultura e a cultura da economia
– Visões e oportunidades para o mercado que mais cresce no mundo

7 – Redes socioculturais
– O que são, como funcionam?
– Como anda a sua presença na rede?

8 – Convergência Digital
– Telas e redes na sociedade contemporânea
– Cultura da Convergência

Inscrição
R$ 590,00 – Desconto de 10% para inscrições até dia 14 de Abril

Mais informações e inscrições 11-3817-8708
atendimento@redecemec.com

Datas:

Sábados, de 9h às 13h e 14h às 17h
08, 22 de Maio; e 19 de Junho e; 3 de Julho


contributor

Jornalista e colaborador de Cultura e Mercado.

1Comentário

  • Simone, 30 de março de 2010 @ 21:25 Reply

    E quando farão uma versão carioca desse curso? Seria interessante e certamente teriam muita adesão…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *