Especialistas - Cultura e Mercado

Especialistas

Alexandre Camilo

Alexandre Camilo é ator com especialização em Teatro Brasileiro, diretor teatral, escritor, storyteller, master em programação neurolinguística e consultor de empresas com ênfase em comunicação e liderança no ambiente corporativo. Com mais de 15 anos de experiência, desenvolve soluções educacionais e treinamentos corporativos que integram técnicas de Andragogia, Storytelling e Programação Neurolinguística com intervenções artísticas e muita criatividade. Seus programas são idealizados para aprimorar a comunicação, a criatividade, a inteligência emocional e outras habilidades comportamentais fundamentais para pessoas e organizações alcançarem melhores resultados. É instrutor de Practitioner e Trainer Training na Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística – SBPNL, professor convidado do curso de Pós-Graduação “Arte de Contar Histórias” promovido pela Associação Amigos das Histórias e Faculdade do Distrito Federal AAH/FACDF (Brasília, 2020 e 2021). É autor de cinco livros, espetáculos, performances temáticas e treinamentos para empresas e indústrias em todo o território nacional. Em 2019 recebeu o título de Cidadão Emérito de Santos pela idealização e coordenação do projeto Ação do Coração que desde 2012 mobiliza milhares de pessoas em prol da cultura de paz e solidariedade. Este projeto acontece simultaneamente em Santos/SP, Recife/PE e tem núcleos em cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira no estado de São Paulo; Vila Velha/ES; Barra dos Coqueiros/SE; Brasília/DF. Nesse mesmo ano recebeu o Troféu Baobá, uma premiação que reconhece pessoas e instituições que fortalecem as artes literárias e narrativas. Atualmente está presidente da Associação Eduardo Furkini, de Santos/SP.


Alice Coutinho

Produtora, gestora cultural e pesquisadora, é professora na pós graduação de Gestão, Política e Produção Cultural da Unicamp. Doutoranda em Sociologia da cultura pela UNIFESP, é mestre pela mesma universidade, tem pós graduação em Gestão de Projetos Culturais pela Escola de Comunicação e Artes - USP e graduação em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista, UNESP. Iniciou seu trabalho com Produção Cultural em 2005, quando criou a Bendita Produções, que já assinou a produção executiva de músicos do cenário independente de São Paulo e Rio de Janeiro. De 2008 a 2009 trabalhou na produtora Barracão Cultural, responsável pela produção e elaboração de projetos de espetáculos musicais e teatrais. Fundou e editou o site de programação cultural Uia Diário e seu programa de rádio de 2007 a 2017. De 2011 a 2019 foi sócia e diretora executiva do Cultura e Mercado, escola e produtora de conteúdo sobre gestão cultural. De 2015 a 2018 foi professora no curso de Produção Cultural da FMU, e de 2018 a 2020 nos cursos de pós graduação em Gestão Cultural e Arte-Educação do Senac SP. É também compositora, e tem letras suas gravadas por músicos como Elza Soares, Lia de Itamaracá, Juçara Marçal, Romulo Fróes, entre outros.


Alice Sosnowski

Jornalista, escritora, consultora de negócios e uma das pioneiras no pensamento do empreendedorismo no Brasil. Formada no Programa 10 mil Mulheres, já desempenhou papéis de liderança no meuSucesso.com e na Rede Mulher Empreendedora. Criadora da metodologia de educação O Pulo do Gato Empreendedor©, faz consultoria para empreendedores, startups e empresas de diversos setores. Também é curadora da Virada Empreendedora desde sua primeira edição.


Amanda Coutinho

Doutora em Ciências Sociais na UNICAMP e mestra em Ciências Jurídicas na UFPB. É professora em graduações e pós-graduações na área do Direito, da Cultura, da Comunicação e da Administração Pública. Também atua como parecerista de projetos culturais em instituições públicas e privadas. Atualmente é pesquisadora no Pós-Doutorado do Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade na UFBA.


Amanda Leones

Amanda Leones é produtora, gestora e empreendedora cultural. Atriz pela Escola de Artes Recriarte (2009), Graduada em Eventos (Anhembi Morumbi/2012), possui especialização em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (Senac/2016) e MBA em Gestão de Negócios (USP/2020). Atua no mercado do entretenimento desde 2005, em gestão de projetos em Leis de Incentivo, Editais, Convênios Públicos e Produção Cultural. Sua experiência em áreas diversas como Teatro, Música, Exposição, Audiovisual e Literatura, e em portes e formatos distintos de projetos, lhe conferiu expertise na elaboração, execução e prestação de contas de projetos culturais nos mais diversos tipos de políticas públicas de incentivo. Ministrou cursos e realizou palestras na Escola de Artes Recriarte, AIC-Academia Internacional de Cinema, FGV-Fundação Getúlio Vargas, FMU-Faculdades Metropolitanas Unidas, Faculdade Belas Artes, SENAC e Oficinas Culturais Poiesis. É diretora executiva da Versa Cultural, empresa com atuação na produção cultural fundada em 2012 e idealizadora do Festival Ubuntu, um festival multicultural que incentiva projetos nas periferias e está em sua 5ª edição, tendo tido suas edições anteriores realizadas através de recursos do Proac LAB, Proac Editais, Edital de Múltiplas Linguagens e a edição atual realizada por meio da Lei Paulo Gustavo.


Amanda Mendes

Amanda Mendes é atriz, produtora e consultora cultural, há mais de vinte anos trabalha com produção e administração de projetos culturais como teatro, cinema, literatura, música, artes visuais entre outros. Trabalhou em produções com Irene Ravache, Marcos Caruso, Regina Duarte, Tônia Carreiro, Bibi Ferreira, Francisco Cuoco, Regina Galdino, Alexandre Reinecke, entre outros. No Instituto Tomie Ohtake trabalhou na formatação, inscrição e acompanhamento de projetos nas Leis Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Pro Mac, ProAC, FNC - Fundo Nacional de Cultura e FUMCAD - Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, além de diversos editais de cultura. Trabalhou, também, como consultora em projetos culturais vinculados às seguintes instituições: Centro Cultural Banco do Brasil, Embratur, Caixa Econômica Federal, Fundação Bienal de São Paulo, Teatro Municipal de São Paulo, A Hebraica São Paulo, entre outros. Presta serviços para instituições, produtoras, produtores e artistas independentes, seja na formatação, inscrição, acompanhamento e prestação de contas de projetos culturais vinculados às Leis e Editais de Incentivo à Cultura, à criança e ao adolescente e ao idoso. Ministra cursos de formatação, inscrição e prestação de contas de projetos culturais.


Ana Flavia Godoi

Ana Flavia Godoi é apaixonada por criar conexões entre marcas, pessoas e causas. Nos últimos 20 anos, trabalhou para fortalecer a profissão de captador de recursos para o terceiro setor e na construção de propósito comum entre grandes doadores, investidores sociais privados e organizações sociais. Entre 2012 e 2021 foi membro da Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo da ABCR, a Associação Brasileira de Captadores de Recursos. Foi a primeira brasileira a palestrar sobre captação com empresas na AFP ICON in 2019. - International Fundraising Conference nos Estados Unidos. No Brasil, já ministrou workshops, palestras e treinamentos para captadores de recursos de mais de 1.500 organizações sociais e institutos empresariais. Atualmente é professora associada da Rede Filantropia, palestrante voluntaria da ABCR e fundadora da AFG Consultoria, atuando junto a negócios e organizações sociais na conquista de sua sustentabilidade financeira. Em 2020, fundou a Rede Conexão Captadoras, rede colaborativa entre mulheres na captação e que proporciona ambiente acolhedor para todas as profissionais.


André Martinez

Consultor, mentor e facilitador, especializado em colaboração criativa e negócios autorais. Fundador do Laboratório Sociocriativo. Formado pelo programa Artistas do Invisível (The Proteus Initiative (África do Sul) e Instituto Fonte). Consultor da Unesco. Com mais de 30 anos de atuação, atendendo grandes empresas, fundações e governos, é pioneiro no desenvolvimento de modelos transversais de gestão cultural no Brasil. Trabalha na convergência cultura, economia criativa e desenvolvimento social. Sua metodologia de formação de empreendedores criativos recebeu, em 2012, o Prêmio Economia Criativa, categoria Formação para Competências Criativas, concedido pelo Ministério da Cultura.


Antonieta Jorge Dertkigil

Pós Graduada em Arte Educação pelo SENAC, Graduada em Comunicação Social / Relações Públicas pela FAAP, cursou Gestão de Eventos, Negócios e Oportunidades na FGV e Extensão em Gestão cultural pela PUC. Esteve na gestão pública de 2004 a 2016 em órgãos como a Secretaria Estadual da Educação, Câmara dos Vereadores e Assembleia Legislativa. De 2011 a 2016 foi Diretora do Centro de Prêmios e Editais ProAC, Programa de Fomento ao Cinema Paulista, Edital Prêmio Estímulo de Curta-Metragem e Pontos de Cultura na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Durante esses 05 anos compôs a Comissão de Análise de Projetos (CAP/ICMS) em 2012 e 2013 e de 2015 a 2016. Parecerista em diversos Estados e Municípios, como Pernambuco, DF, Espírito Santo, São Paulo, Sorocaba, Jacareí, São José dos Campos,entre outros nos mais diversos segmentos.


Camila Alves

Camila Alves é publicitária formada pela Universidade Mackenzie, com especialização em Gestão Cultural pela Itaú Cultural e Universidade de Girona. Atua há 24 anos como consultora na área de projetos culturais, sociais e esportivos com foco na elaboração, planejamento e gerenciamento de projetos executados com leis de incentivo fiscal. Iniciou sua carreira no escritório Cesnik, Quintino & Salinas Advogados, especializado em Cultura e Terceiro Setor, e atuou em diversos projetos culturais ao longo desses anos. Coordenou a área de planejamento e gerenciamento da CPFL Cultura, em Campinas, e a área de planejamento e projetos especiais da Poiesis, organização social responsável pelo gerenciamento do Museu da Língua Portuguesa, Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. Foi diretora executiva do Instituto Pensarte (2018 – 2022). Atualmente, é consultora para diversos projetos culturais, coprodutora do projeto Caos on Canvas (artes visuais) e produtora dos projetos Movimento Ecoar (Fotografia e Cultura Alimentar) e Fabulários (Exposição Infantil), e coordena as atividades culturais que compõem a programação do Coletivo Pink, ação do outubro rosa da Pfizer.


Carla Ogawa

Mestre em Artes Visuais com linha de pesquisa em Teoria, História e Crítica de Arte pela Faculdade Santa Marcelina, graduada em Licenciatura em Educação Artística pela FMU. Foi curadora da Exposição Alicerces da Forma - retrospectiva de Alice Brill no Museu de Arte Brasileira da FAAP, e co-curadora da exposição da mesma artista no Museu de Energia de Itu. Desde 2014 atua como professora convidada na Pós-Graduação em Museologia e Colecionismo, com a disciplina de Produção de Exposições no Centro Universitário Belas Artes. Atuou também como professora convidada para o curso de Pós-Graduação em Curadoria no SENAC, para ministrar a disciplina de Produção de Exposições, e atualmente ministra a disciplina de Produção Executiva na Pós-Graduação em Gestão de Projetos na mesma instituição. Coordenou a produção de mais de 150 exposições nacionais e internacionais e mais de 100 eventos, passando por instituições como Brasil Connects, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, Expomus, Museu Afro-Brasil, Museu de Arte Moderna de SP, Fundação Bienal de SP, Centro Cultural da Espanha em SP, Centro Cultural Banco do Brasil e Instituto Tomie Ohtake. Idealizadora da Duk Produção.


Carol Zanoti

Estudou Teologia e Filosofia (UNIFAI/SP), estuda Gestão Pública na FMU/SP e Mathematica /Probabilities na Harvard Extension School (Cambridge, Massachusetts/EUA). mais de 38 anos atua com formações, assessorias, pareceres e mentorias nas áreas de desenvolvimento, gestão e avaliação de políticas públicas, investimentos, projetos e tecnologias socioambientais.Diretora da Carol Zanoti – Estratégias de Impacto.Associada a Rede Filantropia e Fábrica dos Sonhos.


Carolina De Salvo

Carolina atua no mercado de Relações Institucionais desde 2008, realizando captação de recursos, diálogo com o governo e contato com o público. Atua como consultora à frente de sua própria empresa, Wave Comunicação e Produção, focada em comunicação estratégica e relacionamento para organizações do terceiro setor, empreendedores e projetos artísticos e envolvida com diferentes organizações de cunho social, cultural e artístico, entre eles: ONG Cidadão Pró-Mundo, ONG Recode, Instituto Hatus e Playing for Change.


Carolina Kazumi

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e pós- graduação em Audiovisual pelo SENAC. Atua no mercado de entretenimento desde 2007, especialmente nas áreas de cultura e audiovisual. Já trabalhou com gestão cultural de projeto patrocinados por empresas como Vale, Natura e Instituto Claro. É professora convidada de cursos de pós-graduação da PUC-SP e da Academia Internacional de Cinema


Christiane Campos

Christiane Campos é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal Fluminense, onde também graduou-se em Produção Cultural. É diretora executiva da Barka Criativa Ações Culturais, onde atua, desde 2005, com planejamento cultural e leis de incentivo. Desde então, organizou eventos nacionais e internacionais e prestou consultorias para empresas e instuições públicas como FUNARTE, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio de Janeiro, BNDES, Sesc Rio e Prefeitura do Rio de Janeiro. Além disso, atua como pesquisadora, gestora e consultora em comunicação e produção cultural.


Claudia Jovino

Claudia Jovino é paulistana, formada em Publicidade e Propaganda pela UNIP. Hoje é produtora cultural e captadora de recursos. Atuou como atendimento a cliente e coordenadora de projetos na Jleiva Cultura&Esporte. Foi gerente de negócios na Levisky Negócios&Cultura. Nessas empresas atendeu clientes como, Kimberly Clark Brasil, EDP, Telefonica, Cielo, Deutsche Bank, Gerdau, Suzano Papel e Celulose, Riachuelo, Sanifi-Avents, Santander. Participou ativamente nos seminários: Perspectivas Sobre o Investimento em Cultura, Perspectivas para o Teatro (em parceria com APTESP e APTI) e Como Investir em Cultura? O Habito Cultural dos Paulistanos (em parceria com Data Folha). Foi atendimento a parceiros e patrocinadores na FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, com os seguintes patrocinadores: Itaú Cultural, Governo do Estado do Rio de Janeiro, CPFL, Suzano Papel e Celulose, Heineken, e no Instituto Tomie Ohtake com Tok&Stok, Akzo Nobel e Fazano. Em 2016, atuou como novos negócios na IT ART, starup que desenvolveu a plataforma digital para gestão de Programa de Amigos, Doação e Assinaturas (captação de pessoa física) do MASP, Pinacoteca, Inhotin, MIS, Cultura Artistica, Osesp, MAR, Museu do Amanhã , Filarmônica de Minas Gerais.


Claudia Ristori

Claudia de Souza Ristori é formada em administração de empresas pela UNIVAP, pós-graduada em Gestão de Projetos pela FAAP e cursa o 4º ano de Contabilidade. É empreendedora, na empresa C Treze ADM, especializada em inscrição de projetos e prestação de contas em leis de incentivo fiscal, com escritório em São José dos Campos/SP. Atua há 23 anos na área administrativa, desses 10 foram no terceiro setor, passando por produção, captação de recursos e relacionamento com patrocinadores, se especializando em inscrição e acompanhamento de projetos de Leis de Incentivo Fiscal (ROUANET, PROAC, LIF CULTURA-SJC, PIC/SC; FUMCAD/FIA, PROMAC; LIF ESPORTE-SJC; LIE e LPIE) além de inscrição em editais. Expandiu para assessoria e internalização de prestação de contas das seguintes leis (ROUANET, PROAC, LPIE e AUDIOVISUAL). É parceira de longa data da agência NTZ Comunicação e Marketing, e possui clientes no estado de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Ceara. Além de suas competências técnicas/administrativas, possui um lado artístico, expresso através de participações em concursos literários, do gênero contos. Em 2009, ganhou o Concurso de Contos de Natal da Revista Opinião, na categoria adulta.


Claudio Rubino

Gestor cultural e ilustrador. Pessoa com deficiência atuante na luta anticapacitista e acessibilidade na cultura. Bacharel e Licenciado em Educação Artística (Faculdade de Belas Artes de São Paulo), extensão em Semiótica nas Artes (PUC-SP COGEAE), pós-graduado em Educação Inclusiva com ênfase em Deficiências Múltiplas (UNIFESP). Especialista em Gestão Cultural Contemporânea (Itaú Cultural / Instituto Singularidades) e Gestão de Design da Moda (SENAI). Mestrando (pausado) em Economia Criativa e da Cultura (UFRGS). Membro do Comitê Diversidade e Inclusão do IDBrasil (Museu da Língua Portuguesa e Museu do Futebol), mentor de artistas com deficiência do programa Entre Arte e Acesso edição 2023 do Itaú Cultural. Também atuou na implementação do Marco Referencial Arte Educação do Sesc (2020-2021). Coordenador de acessibilidade no Instituto Tomie Ohtake e consultor para cultura DEF entre diversas organizações culturais.


Daniele Torres

Graduada em Museologia, com pós-graduações em História da Arte, Gestão da Cultura e Comunicação Empresarial. Atuou em diferentes empresas como produtora e gestora de espaços culturais, bem como em organizações sociais. Foi coordenadora de projetos culturais da Fundação CSN e gestora de patrocínios da VALE. Integrou o Conselho Municipal de Cultura em Volta Redonda. Prestou serviços para Prefeituras como as de Búzios e Volta Redonda. Foi consultora das ONGs Instituto Rio (RJ) e RENCTAS (DF). De 2012 a 2015 foi gestora responsável pela captação de recursos do Instituto Brasileiro de Gestão Cultural e do Instituto Brasil Leitor, tendo atuado na captação de recursos do Theatro Municipal de São Paulo. É sócia da Companhia da Cultura desde 2004 e do Cultura e Mercado desde 2016. Foi diretora estatutária do Instituto AES no biênio 2016-2018. Membro do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais e da Associação Brasileira de Captação de Recursos. Foi Conselheira Consultiva da Comissão de Direito das Artes da OAB-SP (2019 a 2021). Escreveu um Manual de Captação de Recursos para Museus para o IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus. Dá aulas e palestras por todo o Brasil, por diversas instituições como UEA - Universidade do Estado do Amazonas, FDR - Fundação Demócrito Rocha, SEBRAE-SP, FUNARTE, UFRJ, Poiesis, ABGC, entre outras.


Dario Menezes

Dario possui sólida carreira desenvolvida em grandes corporações nacionais e multinacionais, como Gerente Executivo de Marketing & Comercial. Profissional com vasta experiência em Marketing, Comercial, RSE no setor de serviços (Vale e Varig Airlines) aliada à experiência adquirida em empresa de Internet B2B (Multistrata - filiada Vale). Head de Negócios de uma Empresa de Consultoria (Reputation Institute). Gerenciou o programa de avaliação do Acordo de Nível de Serviço. Mestre em Ciências da Administração (Mestrado) pelo IBMEC.


Elisabeth de Faria

Contadora há mais de 40 anos, com foco em classificação, análise de documentos, conciliação, levantamento de balancetes mensais e balanços patrimoniais, relatórios complementares. Há mais de 15 anos atua também como contadora de projetos culturais com base na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), ProAC/ICMS, PROMAC SP, além de editais de incentivo à cultura, à criança, adolescente e ao Idoso.


Fernanda Riscali

Fernanda Riscali é graduada em Administração Pública pela FGV e em Cinema pela EcaUSP. É doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo. Trabalhou como analista de prestação de contas no ProAC ICMS de 2016 a 2020 e atualmente integra a equipe de Editais da Spcine. Foi professora conferencista no curso de Audiovisual da ECA-USP e na AIC-SP, ministrou aulas de fotografia no projeto É Nóis na Fita, e atualmente leciona Teoria da Imagem no MBA da LAFilm School. Além disso, é parecerista de projetos culturais em editais e leis de incentivo por todo o
Brasil.


Gilberto Toscano

Sócio do escritório Cesnik, Quintino e Salinas Advogados e antes disso, foi gerente da área audiovisual e de internet nesse escritório e business e legal affairs na O2 Filmes. Graduado em Direito pela USP e pós-graduado em Direito do Entretenimento pela Escola Superior de Direito da OAB/SP, Toscano assessora emissoras, produtoras, distribuidoras, plataformas digitais, talentos, entre outras empresas. É vice-presidente da Comissão de Direitos Autorais, Direitos Imateriais e Entretenimento da OAB/RJ e é palestrante, mediador e professor em cursos e eventos do mercado de entretenimento no Brasil e no exterior.


Gisa Picosque

Sócia proprietária da empresa Touche Cultural - projetos em arte, cultura e educação. Realiza concepção, execução e acompanhamento de projetos no campo da arte e do patrimônio, alinhados às políticas culturais e educacionais de instituições públicas ou privadas, embasadas por proposições contemporâneas de formação cultural e conceituais sobre mediação cultural.


Guilherme Petrilli

Apaixonado por pessoas, histórias e viagens, Guilherme é Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela ESPM. Possui MBA em Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo pela FIA-USP. É também formado em Gestão de Turismo com ênfase em Enoturismo pela FISUL e Comunicação Social - Relações Públicas pela UFRGS. Possui 5 anos de experiência como professor e mais de 10 anos atuando no mercado em áreas de relacionamento e marketing de empresas como OI, Coca-Cola, Heineken e It Mídia. Recentemente co-fundou a Stytls.com.


Gustavo Valezzi

Gustavo Valezzi é idealizador e fundador da plataforma digital cult_B (www.cultb.art – lançada em novembro de 2019), criada para promover o trabalho de profissionais da cultura e inscrições de festivais, tem graduação e mestrado em Artes da Cena, ambos os títulos pela Unicamp. Ator e produtor, trabalha com a produção, escrita de projetos e assessorias desde a elaboração até a prestação de contas. Realizou trabalhos em parceria com Sorella Produções, Périplo Produções, OnStage Lab, Klaxon Cultura, Prêmio Literário de Jacareí, Grupo Saracura entre outros artistas independentes. É parceiro em diversificadas atividades dos festivais BEIRA, FAC Cena Ceará, Festival Internacional de Máscaras do Cariri e Feverestival.


Heloisa Aidar

Heloísa entrou para o mundo da produção musical em 2007, quando assumiu a gerência da carreira da cantora Mariana Aydar, com quem trabalhou até 2010. Por 7 anos, foi empresária da cantora Tulipa Ruiz. Em 2011, fundou a Pomm_elo, que hoje coordena e faz a curadoria de projetos culturais, como "SouMG", "Festival de Direitos Humanos 2017" , Conexões Maloca”, “Plataforma FIG”, “Lançamento Grupo Rumo 2019”, entre muitos outros. Em 2017, ao lado de Mariana Aydar e do produtor musical Márcio Arantes, lançou a BRISA, uma produtora de áudio focada em conteúdo para TV, internet, cinema e publicidade, que já coleciona importantes marcas em seu portfólio, como Schin, Farm, Natura, Facebook e Brahma. Desde 2018 é sócia e diretora executiva da Altafonte Music Publishing Brasil, que cuida das obras de importantes autores como Arnaldo Antunes, Letrux, Rubel , Criolo, Lenine, Duda Beat, entre outros. De 2019 a 2020 assumiu, a convite do secretario de cultura da cidade de São Paulo, Alê Youssef, a Coordenadoria Geral da programação e curadoria dos grandes eventos da cidade, promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura, sendo a responsável, por exemplo, pela Virada Cultural 2019.


Heloisa Leite

Gestora e produtora cultural atuando no circuito cultural desde 2012. Graduada em Eventos, dedica-se à gestão, produção e fomento de eventos culturais. Entre os projetos recentes, destacam-se as exposições Memórias da Resistência realizada em 4 unidades dos Museus da Cidade de São Paulo, Farsa no Sesc Pompéia, À Nordeste no Sesc 24 de Maio, as 4 edições da Bienal Naïfs do Brasil (Sesc Piracicaba); Lugares da Memória do Memorial da Resistência (equipamentos municipais nas cidades de Ribeirão Preto, Guarujá e Salto / SP), Ozi – 35 anos de Street art.


Inti Queiroz

Inti Queiroz é produtora cultural, linguista, filóloga e pesquisadora de cultura, arte e políticas culturais. É doutora e mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela FFLCH – USP. Bacharel em Letras - Línguística e Português também pela FFLCH – USP. Em seu mestrado desenvolveu pesquisa intitulada "Projeto cultural as especificidades de um novo gênero do discurso"" onde analisou como se compõe um projeto cultural e como este é constituído a partir das leis de incentivo à cultura e da complexa esfera político-cultural no Brasil. No doutorado realizou a pesquisa intitulada ""A arquitetônica da esfera político-cultural brasileira nos enunciados do Sistema Nacional de Cultura"" onde buscou compreender o financiamento à cultura e a implantação do SNC por meio da criação de sistemas e planos territoriais e setoriais. Desde 2011 ministra cursos em diversos espaços culturais e universidades como UNICAMP


Ivan Montanari

Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo - USP, especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona (Espanha) e graduado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2010). Foi Secretário Municipal de Cultura e Turismo (2016), e Chefe da Divisão de Cultura de Bragança Paulista (2014 – 2016). Integrou diversas comissões de avaliação em editais, como o dos Programas Vocacional e de Iniciação Artística (PIÁ), da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Atualmente, é consultor e educador nas áreas de políticas públicas e gestão cultural. Ministra formações na área da cultura desde 2011.


João Mourinha

Empresário com mais de 15 anos de experiência em entretenimento e eventos. É especialista em captação de patrocínio, em promover conexões e em otimizar os resultados para todos os envolvidos nos processos que lidera. Já atuou em projetos como Rock in Rio, Cirque du Soleil, UFC, Tomorrowland e diversos outros de grande porte não só no Brasil, mas nos Estados Unidos, Portugal e Espanha. Ama rugby e acredita que nada se alcança sozinho!


Juliana Rampinelli Calero

Natural de São Paulo, contabilista e empresária. Graduada em Ciências Jurídicas – Direito (Universidade Paulista – UNIP – 2010), contabilista formada pela Escola Técnica Estadual Guaracy Silveira (ETEC – 2015) obtendo registro no Conselho Regional de Contabilidade – CRC/SP, graduada em Ciências Contábeis - Contabilidade pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Com atuação profissional nas áreas administrativa, contábil e fiscal em projetos culturais a mais de 10 anos, fundou a empresa J Rampinelli Calero Assessoria Contábil em 2015 e é sócia administrativa da empresa Rampinelli & Calero Produções Artísticas e Culturais LTDA, sua atuação versa sobre projetos voltados aos mecanismos de fomento à Cultura do Brasil, como contabilista e profissional da cultura opera em projetos renomados e importantes para a Cultura Brasileira relacionados aos segmentos de Teatro, Exposições, Shows e Audiovisuais atuando em projetos inscritos no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), Agência Nacional do Cinema (ANCINE), Programa de Ação Cultural (ProAC), Programa Municipal de Ação à Cultura (ProMAC), assim como editais.


Larissa Biasoli

Larissa é Bacharel em Artes Cênicas (UNICAMP) e especialista em Administração de Artes e Diplomacia Cultural (Goldsmiths University of London). Criou em 2013 a Sorella Produções Artísticas, que atua em diferentes frentes como produção executiva, gestão de projetos e captação de recursos. Atua na elaboração, captação de recursos e gestão de projetos via leis de incentivo fiscais nas 3 esferas: estaduais, federais e municipais para projetos de diferentes áreas (teatro, música, dança, artes plásticas, literatura e audiovisual). E é especialista em Pro-Mac (lei de incentivo à cultura da cidade de São Paulo). Entre 2018 a 2021 foi captadora de recursos para o Centro Cultural Aliança Francesa de São Paulo. É professora e sócia do Cultura e Mercado desde janeiro de 2021. Como produtora, destacam-se os trabalhos de coordenadora de produção da etapa São Paulo do Festival do Teatro Brasileiro - Cena Baiana em 2014, Cena Paranaense em 2013 e Cena Mineira em 2011. Fez a coordenação de produção e circulação do Grupo Barracão Teatro de Campinas em 2016 por 40 cidades brasileiras pelo Programa Palco Giratório do Sesc e em 2018 realizou e coordenou a produção do Fórum Internacional sobre novas mídias e tecnologia Mediamorfosis na cidade de São Paulo. Em 2021 coordenou a produção do espetáculo “Tem um Rio na Biblioteca” da Companhia da Cultura que foi adaptado para o audiovisual e circulou por cidades de Minas Gerais e Pará. 


Larissa Novais

Formada em Comunicação & Produção Cultural na Universidade Federal da Bahia, a, com curso de extensão em Artes e Marketing Cultural na The New School NYC e Gestão de Comunidades na General Assembly, atua como gestora de comunidades na Benfeitoria há 06 anos, auxiliando nas estratégias de captação das maiores campanhas de financiamento coletivo da plataforma - e disseminando essa poderosa modalidade de arrecadação através de cursos e palestras por todo Brasil. Entusiasta das causas feministas e outras formas de ativismo, participou da produção do Festival Reboot e é idealizadora e produtora do projeto "Tô na Rua, mas não sou sua", uma intervenção urbana que fala sobre o assédio sexual sofrido pelas mulheres cotidianamente nos espaços públicos.


Lívia Carmona

Formada em Gestão Cultural pelo Sesc-SP e com Mestrado em Management Intercultural (França), Lívia Carmona atua com projetos culturais há quase 20 anos, nas frentes de produção, curadoria, relacionamento e planejamento estratégico. Foi coordenadora cultural da Aliança Francesa por 15 anos, assumindo também o papel de administradora e curadora do Teatro Aliança Francesa. Tem experiência com Leis de Incentivo Fiscal (Rouanet e Pro-Mac) desde 2017, na parte de elaboração, gestão e prestação de contas. Atualmente tem sua empresa Linha Soluções Culturais e trabalha em parceria com a Sorella Produções Artísticas.


Luanda Bonadio

Experiência multidisciplinar com mais de 20 anos de atuação nas áreas de Marketing, Comunicação, Cultura, Terceiro Setor, e carreira desenvolvida em renomadas empresas (Citibank, Credicard, Banco ABN AMRO Real) e agência de publicidade (W/McCann - Mastercard). Assessora, nos últimos onze anos, empreendedores, empresas e organizações socioculturais, em São Paulo e no Rio de Janeiro, no uso estratégico do Marketing, na Modelagem de Ideias e Produtos e na inscrição de projetos em Leis de incentivo à Cultura, visando a ampliação da visibilidade, o fortalecimento e a viabilidade de instituições e projetos. Realiza mentoria para profissionais das áreas social e cultural. Como qualificações técnicas, é Máster em Gestão Cultural, com foco em Economia da Cultura e Coopera&cce dil;ão Latinoamericana pela Universidad Carlos III de Madrid, Mestre em Gestão Social, com pesquisa em Investimento Sociocultural Privado pela PUC-SP e Administradora pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Membro do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiros Setor (NEATS-PUCSP) e professora da pós-graduação do COGEAE/PUC-SP.


Luiza Morandini

Com mais de 17 anos de experiência na área cultural, Luiza atua há dois anos no Instituto EDP, gestor dos investimentos sociais da EDP no Brasil. Formada em Comunicação Social pela Cásper Líbero, Luiza atuou em diferentes instituições, entre elas, empresas privadas, terceiro setor e governo. Entre as experiências profissionais anteriores, foi Assessora Cultural do Consulado de Israel em São Paulo e produtora associada do British Council coordenando o programa "World Voice". Foi produtora e curadora do JazzNosFundos e curadora assistente do pianista Benjamim Taubkin em projetos como a Casa do Núcleo e “Europalia.Brasil” (Bélgica, 2011). Foi coordenadora de projetos do Instituto Pensarte e entre os projetos, coordenou o Pontão de Cultura do Kaos, liderado por Jorge Mautner. Residiu em Londres por dois anos, onde atuou como Arts & Culture Officer na Canning House e realizou uma série de shows. Coordenou também pesquisas sobre o mercado da música no Brasil para consultoria internacional, Sound Diplomacy. Fez o curso de extensão de dois anos da PUC em “Arte: Crítica e Curadoria” e foi convidada a participar do programa, PILOT ATELIER for Solidarity – re-imagine our future together/ COVID-19, do Festival Academy em 2020.


Marcel Vitorino

Pai, nerd, palestrante, estudante, músico, esportista, pensador, curioso e que acredita na ciência. Careca por falta de opção e diz que faz algumas coisas gostosas quando se aventura na cozinha. Formado em Administração de Empresas com MBA em Marketing e Inovação. Mais de 20 anos atuando nas áreas de vendas, trade, marketing e tecnologia da informação, sendo responsável pela implementação de projetos na América Latina, Europa, Ásia e Oriente Médio. Bastante experiência em inteligência comercial sempre com foco na inovação como base para melhoria e otimização de processos e novas formas de se fazer negócios. Atualmente é Gerente de Vendas na Continental Pneus. Cuida de uma área de inteligência comercial que busca caminhos e soluções para simplificar a vida do time de vendas em campo, trazer mais informações para a melhora na tomada de decisão e geração de oportunidades de atendimento aos clientes e vendas no mundo digital. Redator do Portal Deviante desde 2018 onde escreve sobre inovação, tecnologia e outros assuntos aleatórios. Faz parte do time de podcasters sendo membro regular do Spin de Notícias, Contrafactual e SciKids e, de vez em quando, participa em algumas pautas no SciCast onde já falou sobre Indústria 4.0 e a História do Rock.


Marcela Amaral

É gestora cultural formada em Artes Plásticas pela FAAP e em História pela PUC, com especialização em Gestão de Bens Culturais pela FGV-SP. Atua no mercado de produção e gestão cultural desde 2001. Trabalhou em importantes galerias como Nara Roesler e Galeria Millan, escritórios de produção como Arte 3 e instituições de destaque do circuito de São Paulo como MIS, Paço das Artes e Fundação Bienal. Como autônoma, esteve envolvida em grandes eventos como a 27ª e 29ª Bienal de São Paulo, II Fórum Internacional de Bienais, Fórum de Galerias e outros eventos culturais em diferentes localidades no Brasil e fora dele. Em seu percurso profissional, procurou mesclar experiências profissionais como autônoma e em cargos fixos, coordenando e participando de equipes; buscou empreender de forma individual e coletiva. Nos últimos três anos, esteve à frente do núcleo de Planejamento e Operação da Fundação Bienal de São Paulo e hoje é diretora de operações na Casa do Povo.


Marcos Librantz

Formado em Relações Públicas, pósgraduado em Gestão de Marketing de Serviços pela Faculdade Armando Álvares Penteado – FAAP, especialização em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Atualmente Diretor da Agência NTZ, empresa especializada no atendimento de proponentes de projetos de Cultura, Esporte e Desenvolvimento Social. Teve passagem como Gerente de Mobilização de Recursos na Associação Amigos do Projeto Guri, por sete anos esteve na Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP lá exerceu as funções de Supervisor de Marketing, produtor de eventos e membro do Conselho Administrativo da instituição. Atualmente, na Agência NTZ, desenvolveu a área de consultoria a empresas que desejam aprimorar seus processos de Gestão de Patrocínios, pautados nos princípios de “ESG”. Tendo como principal foco o atendimento a empresas do Vale do Paraíba e Região, fortalecendo o ecossistema dos projetos sociais e ampliando seus impactos positivos perante a sociedade.


Maria Helena Japiassu

Doutoranda e Mestre em Direito (UFPR). Especialista em Gestão de Arte e Captação de Recursos (Boston University), Negociações Econômicas Internacionais (UNICAMP/UNESP/PUC-SP), Museus, Galerias e Arquivos (Positivo). MBA em Propriedade Intelectual, Direito e Ética (UCAM). Advogada, Coordenadora do GT Direito e Arte da Comissão de Assuntos Culturais da OAB/PR. Servidora Pública do Itamaraty, cedida ao Ministério da Cultura (Escritório MinC-PR). Membro do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCult).


Marina Toledo

Mestre em Artes/Teatro pela ECA/USP, Especialista em Gestão em museus pela Universidade Cândido Mendes, possui Licenciatura Plena em Artes pela FAAP. É profissional da área de Educação em Museus, onde atua na concepção e coordenação de programas educativos para exposições e museus, gestão de equipes e na formação de educadores de instituições culturais. Desde 2007 coordena o Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa. Na área de Educação atuou como professora de Artes e Teatro em todos os níveis, em especial na Educação Infantil, e na formação de professores com ênfase na utilização de jogos na construção do conhecimento.


Maurício Cruz

Profissional experiente em Desenvolvimento, Filantropia, Relações Institucionais e Internacionais/Diplomacia Cultural e Comunicações com histórico comprovado de trabalho no Terceiro Setor - inclusão social e econômica, educação, indústria de artes cênicas, direitos humanos (migrantes e refugiados). Forte profissional de relações institucionais, mídia e comunicação com habilidade em Organizações sem fins lucrativos; Planejamento Estratégico e Orçamento; Captação de recursos; Responsabilidade Social Corporativa; Parcerias; Planejamento e Gestão de Eventos; Formação de talentos e gestão de equipes; Terceiro Setor e Administração das Artes.


Nara Almeida

Estrategista de Content Marketing LATAM da Thomson Reuters e Professora do DIGICORP/USP. Profissional de comunicação e marketing, apaixonada por pessoas e tecnologia e, antes de tudo, curiosa. É Mestra em Ciências da Comunicação pela USP, tem especializações em comunicação empresarial pela Syracuse University e em Publishing Management pela Câmara Brasileira do Livro e extensões pela PUC-SP e pela Cátedra UNESCO Memorial da América Latina, estudando temas como Cinema, Filosofia, Juventude e Transformações na América Latina. Foi coordenadora do Comitê de Gestão Cultural e criou os Seminários de Gestão Cultural. ambos pela Aberje, think tank de comunicação empresarial na América Latina. Foi eleita uma das 10 melhores jornalistas de comunicação do Brasil na votação popular do Prêmio Comunique-se 2015.


Natália Cunha

Psicóloga com licenciatura na área social. Atua na Gestão de Políticas Culturais há 13 anos. Atualmente é Diretora do Museu das Favelas, foi Superintendente de Oficinas Culturais na Poiésis e coordenou a Unidade de Fomento Cultural e Economia Criativa na Secretaria de Cultura e Economia Criativa - ProAC ICMS - Editais e Pontos de Cultura. Foi também coordenadora de Formação Cultural no Município de São Paulo. Atuou na presidência da comissão permanente de avaliação de projetos culturais do Programa de Apoio Cultura do Município de São Paulo PRO-MAC, como conselheira no CMDCA (Criança e Adolescente) e no Conselho do Imigrante, foi membro da CAP-ICMS (comissão de avaliação de projetos). Fez parte de outras comissões na Secretaria Municipal e Estadual de Cultura nos editais de Culturas Populares, Forró, Formação, Artes Integradas e Comunidades. Como psicóloga colabora com a Clínica de Psicologia Canto Baobá. Pesquisa acessibilidade cultural, motivada pela criação do seu filho de 11 anos autista nivel 3 de suporte. Participa ainda do Coletivo CANTO de pesquisa e ação em culturas Populares e integrou o Fórum o Nacional de Pareceristas e o Fórum de Culturas Populares.


Natalie Ferreira Assad

Formada em Administração Social com ênfase em marketing pela ESPM. Empreendedora cultural, é co-fundadora da plataforma de financiamento coletivo, Partio.com.br. A plataforma já arrecadou mais de 2 milhões de reais para cultura e viabilizou cerca de 40 projetos nos últimos dois anos.


Pedro Pimenta

Pedro é formado em comunicação social pela Faculdade Cásper Líbero e em 2014 concluiu seu MBA em Gestão Executiva e Financeira na BBS Business School, atualmente aluno de Gestão Cultural no Centro de Pesquisa e Formação do SESC/SP. Foi Secretário Municipal de Turismo e Cultura de Santo Antônio do Pinhal, Assessor Especial do Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Gerente de Relações Institucionais da Fundação Lia Maria Aguiar e responsável pela implantação do Museu do Automóvel. Foi membro da Comissão de Análise de Projetos do ProAC ICMS (CAP) por duas legislaturas e Presidente da comissão até março de 2023. Atualmente presta consultoria em desenvolvimento institucional e na implantação de políticas públicas de cultura e turismo.


Raúl Javales

Sócio/Fundador da Zielen Consulting, Sócio da Target Factory e Adatto, Diretor Acadêmico do IPL e Coordenador da FGV/SP, Doutorando, Especialista em Gestão de Negócios, Estratégia Empresarial e Gestão de Projetos pela FGV EAESP, Especialista em E-Business pela FEA-USP e Engenheiro de Sistemas. Atua na área de Estratégia Empresarial, Gestão de Projetos, Business Intelligence e Inovação. Possui 22 anos de experiência profissional na área financeira e educacional, como Arquiteto de Sistemas, Diretor de Tecnologia e Head de Estratégia BICC (Business Intelligence Competence Center) e PMO. Gourmet e Amante de Vinhos e Fotografia.


Renata Mondelo

Jornalista, especialista em Marketing, em Comunicação Empresarial pela PUC MG e em Comunicação para Sustentabilidade pela ESPM RJ. Possui mais de 30 anos de experiência de mercado nos setores de alimentos e bebidas, mineração, logística, petróleo e gás. Atuou na liderança de projetos de comunicação, dentro e fora do Brasil, em empresas como Coca-Cola, Jornal do Brasil, Vale, Transpetro, Jogos Olímpicos Rio 2016 e Petrobras Petróleo Brasileiro. É fundadora e CEO da DiversaComunicação Consciente, consultoria de comunicação para sustentabilidade.


Ronaldo Bianchi

Administrador de empresa pela FGV, mestre em administração pela PUC, conselheiro certificado pelo IBGC, reúne 45 anos de experiência, com atuação na iniciativa privada, governo e terceiro setor. Ministra curso nas áreas de administração, gestão pública e estratégica para organizações da sociedade civil, marketing, governança e responsabilidade social corporativa. À frente da B&A Consultoria e Gestão, dedica-se à busca de soluções criativas, relevantes e positivas para os desafios das organizações contemporâneas, em seus diferentes estágios, com foco em pessoas, processos e ambientes.


Sandra Tucci

Artista visual, curadora independente e professora de Pós-Graduação. Possui especialização em Gestão de Museus pela Universidade Cândido Mendes/Expomus- São Paulo 2020. Mestre em Comunicação e Artes - Poéticas Visuais - pela USP / ECA. Professora dos cursos de Pós-Graduação no Senac SP em Fotografia e Arte e Gestão de Projetos Culturais e em Museologia, colecionismo e curadoria na Belas Artes SP. Colaboradora do Cultura e Mercado de São Paulo - com o curso Práticas em Curadoria, desde 2016.


Suellen Moreira

Suellen tem sólida experiência em gerenciamento de projetos e captação de recursos para instituições do Terceiro Setor com atuação nas áreas social, saúde, educação e cultura. Forte atuação na captação de recursos com indivíduos, área em que desenvolveu trabalhos em diversas organizações sociais e culturais. Com a SOCIAT Consultoria presta assessoria para desenvolvimento institucional e captação de recursos para organizações sociais, com foco na mobilização de recursos por diversificação de fontes e estratégias. Especialista em captação por meio de incentivos fiscais, já foi responsável pela captação de recursos com mais de 30 grupos empresarias diferentes para cerca de 25 organizações socais e seus projetos, especialmente via Rouanet, PRONON e PRONAS-PCD. É especialista em Gestão de Projetos pelo IBMEC. Como palestrante e professora, tem atuação constante no Festival ABCR, no FIFE – Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica, Instituto Filantropia, entre outros. É membro da Associação Brasileira de Captadores de Recurso onde, desde 2013, atua voluntariamente como Coordenadora Nacional do grupo ABCR Cultura.


Wanderson Souza

Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (IRI-USP). Trabalhou no Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor da Fundação Instituto de Administração (CEATS/FIA/FEA-USP). Foi consultor técnico da Organização Internacional do Trabalho (IPEC-OIT) e da Fundação Telefônica Espanha em iniciativas latino-americanas de combate ao trabalho infantil no Brasil, Equador, Peru, Panamá e México. É sócio-diretor da Nexo Investimento Social e responsável pela área de consultoria e atendimento a investidores sociais, acumulando experiência relevante na área de investimento social, gerenciamento de projetos e gestão do terceiro setor. A Nexo trabalha com mais de 120 organizações sociais de 16 estados brasileiros e é especialista em incentivos fiscais. Além disso, a consultoria presta serviços para alguns dos principais investidores sociais do Brasil, como Itaú, SulAmérica,  BASF e Instituto Votorantim.


Pular para o conteúdo