Com filmagens programadas para começar nesta semana, o longa “LB Persona” marca a volta dos estúdios Vera Cruz, um dos mais importantes do cinema brasileiro. Fazia 33 anos que a Vera Cruz não produzia um longa: o último foi “Paixão e Sombras”, de 1977, dirigido Walter Hugo Khouri.

O filme conta a história da saga da realização do clássico “O Cangaceiro”, 1953,  através da vida do seu diretor, Lima Barreto. Dirigido por Galileu Garcia e produzido pela Cinematográfica Vera Cruz, o longa promete levantar histórias inacreditáveis sobre um dos períodos mais intensos do cinema brasileiro, misturando linguagem documental com imagens ficcionais.

O clássico de Lima Barreto é o filme brasileiro mais visto até hoje no mercado internacional, acumulando em torno de 13 milhões de espectadores nas bilheterias de todo o mundo.

Tendo operado nos últimos anos principalmente como Distribuidora, a Vera Cruz recentemente iniciou um extenso trabalho buscando a recuperação de seu acervo e sua disponibilização ao grande público. Como parte deste trabalho, produziu o cd-rom “Vera Cruz e Seus Filmes”,  realizou várias exposições fotográficas a partir de seu acervo, e lançou em 2003 o livro “Vera Cruz – Imagens e História do Cinema Brasileiro”. No ano seguinte, realizou o restauro de seu acervo iconográfico constituído de mais de 10.000 negativos e documentos, e em 2005 implantou o site www.veracruzcinema.com.br

Com informações da assessoria de imprensa.


contributor

Repórter. Escreve sobre pessoas, convergência e cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *