Pesquisa realizada em 2001 mostra que o consumidor brasileiro considera importante o desempenho do papel social da empresa, tornando-o um aspecto fundamental para a avaliação da marcaPor Sílvio Crespo

Com o intuito de detectar como os consumidores percebem a responsabilidade social das empresas e como ela repercute em suas atitudes, foi realizada, no Brasil, a pesquisa Responsabilidade social das empresas ? Percepção do consumidor brasileiro. As questões procuram identificar a forma como o consumidor enxerga a realização do papel social das empresas, a importância que ele dá a esse papel e como ele age em relação ao comportamento empresarial. A iniciativa é do Instituto Ethos, do jornal Valor Econômico e da Indicator Opinião Pública.

Resultados inquietantes
Segundo publicação do Instituto Ethos, a pesquisa apresentou resultados ?inquietantes?, uma vez que não foi constatada uma postura ativa dos consumidores na exigência de qualidade dos produtos e de responsabilidade social das empresas. De acordo com a publicação, os consumidores brasileiros não têm uma participação ativa no mercado, prestigiando, punindo ou manifestando-se em relação às empresas. Se no ano de 2000 58% dos entrevistados nem sequer pensaram em prestigiar uma empresa que considerassem socialmente responsável, em 2001 esse número saltou para 71%. Da mesma forma, aumentou de 63% para 74% o número de entrevistados que não pensaram em punir uma empresa que considerassem não socialmente responsável. Contraditoriamente, 53% dos entrevistados afirmaram que deixariam de comprar produtos de uma empresa que utilizasse mão-de-obra infantil.

Percepção do conceito
Esse paradoxo pode ser resultado da incompreensão do consumidor em relação ao conceito de ?responsabilidade social?. Se por um lado o consumidor diz não prestigiar ou punir uma empresa por sua responsabilidade social, por outro lado 42% afirmam que se sentiriam estimulados a comprar produtos de empresas que colaborasse com escolas, postos de saúde e entidades sociais da comunidade, 14% prestigiariam aquelas que realizam campanhas educacionais e 6% aquelas que promovem eventos culturais.

Metas e lideranças
A pesquisa identificou as cinco principais metas, do ponto de vista do consumidor, a serem conquistadas pelo Brasil nos próximos 10 anos ? progredir economicamente aumentando o nível de emprego, reduzir a criminalidade, melhorar os cuidados com a saúde, reduzir a pobreza e limpar o meio ambiente. Os entrevistados apontam o governo como a principal liderança para viabilizar cada uma dessas metas. Mas para todas as metas, com exceção apenas da última, as empresas são apontadas como a segunda principal força capaz de viabilizá-las.

Para 31% dos entrevistados, o principal papel das empresas na sociedade é gerar lucros e pagar impostos. Mas para 35%, as empresas devem, além disso, ?estabelecer padrões éticos mais elevados, ajudando a construir uma sociedade melhor para todos?.

Consumidores exigentes
De acordo com os resultados obtidos, a pesquisa mostra que o consumidor brasileiro, apesar de não ter clareza sobre o conceito de responsabilidade social, atribui importância a práticas específicas das empresas que concretamente expressam esse conceito. Desse modo, pode-se entender que o referencial social caminha em direção a se consolidar como parte fundamental do conjunto de valores que determinam a imagem da empresa.

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