Evento tem origem na Argentina, mas acontece também no Brasil. O tema é “Projetos das artes que apontam para melhorar a vida em comunidade”

O “Dia da Arte Solidária” é um dia de atividade onde são realizadas ações artísticas em espaços comunitários, hospitais, prisões, asilos, orfanatos e onde mais seja necessária a interseção arte e solidariedade. O projeto acontece na Argentina, Uruguai e Brasil.

Até 01 de junho de 2006, poderão ser apresentadas propostas de participação nas atividades do Dia.

Poderão participar ONGs, grupos, artistas individuais, alunos, docentes, instituições oficiais ou privadas e trabalhadores do campo social, interessados no tema “Projetos das artes que apontam para melhorar a vida em comunidade”.

Como exemplo do perfil (mas não como limite) foram classificados os projetos participantes em edições anteriores:

Temas: teatro, dança, narração oral, mímica, bonecos, letras, poesia, música, artesanato, desenho, comunicação, gestão cultural,em desenvolvimento grupal ou individual.

Formas: espetáculos, projetos ou programas de trabalho, oficiais, institucionais, comunitários ou independentes; empreendimentos individuais.

Lugares: hospitais, escolas, refeitórios comunitários, bairros, penitenciárias, centros culturais, salas de espetáculos,
praças e espaços ao ar livre, assentamentos e favelas, fábricas
recuperadas.

Modalidades de participação

Espetáculos x doações

I. Poderão se apresentar espetáculos completos ou em fragmentos, em funções que se realizaram com fins solidários, em distintos lugares da comunidade.
II. A organização da programação de espetáculos será feita de acordo com as
possibilidades técnicas de cada lugar e o desejo de cada grupo interessado.
III. Nos lugares que seja factível, se receberá como entrada alimentos não perecíveis, roupa, fraldas ou material escolar, que serão destinados a entidades previamente acordadas pelos organizadores locais.
IV. A participação dos grupos e artistas será em caráter solidário, e não haverá remuneração alguma.
V. Todos os participantes (artistas, salas, gestores e produtores, técnicos, comunicadores)
formarão parte dos catálogos, programas e página web das Jornadas, e figurarão no livro que conterá o acontecido nesta Jornada.
VI. Os centros culturais ou entidades de qualquer cidade que desejem aderir ao Dia da Arte Solidária, poderão fazê-lo com programação própria ou solicitando artistas que estejam inscritos nas Jornadas, com as mesmas condições dos pontos anteriores (IV e V).
VII. Nenhuma das entidades organizadoras da Red de Cultura y Desarrollo Social organizará atividades/ somente articulará os artistas interessados em participar e os locais. Não se
brindará nenhuma assistência técnica pontual, salvo as que ofereçam os espaços.
VIII. O prazo de recepção de propostas de espetáculos e outras atividades, para figurar no programa (que será distribuído gratuitamente
em todas as cidades participantes), será no dia 01 de junho de 2006.

Reflexões e participações em classes

IX. Serão feitas convocatórias em escolas, institutos e escritórios oficiais e privados, entre alunos e docentes que queiram aderir, para
reflexionar sobre “a importância da Cultura no desenvolvimento de uma comunidade”. O material que poderá surgir dessas reflexões será posteriormente editado na forma de livro.
X. Os docentes interessados em somar-se a esta proposta receberão material pedagógico de apoio (caderno de atividades), elaborado por
alunos da Facultad de Artes de la Universidad Nacional de Cuyo (Argentina). Docentes e instituições participantes serão incluídos no programa de atividades, enviando seus dados até 01 de junho de 2006.

Informações

Alzira Andrade – alzira.andrade@gmail.com (escrever no assunto: Dia da arte solidária)
ou
Claudio Pansera – Artes Escénicas Producciones – info@artesescenicas.com.ar


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *