Fórum de Dança de Sâo Paulo e Mobilização Dança organizam no dia 29 movimento pela autonomia do setor e participação efetiva de representantes nas políticas culturais do município Por Deborah Rocha
28/04/2003
Dia de movimento
O que comemorar no Dia Internacional da Dança? A resposta parece ir além (ou será aquém?) do festejo exaltado, situando-se menos no campo da comemoração propriamente dita que na reivindicação político-cultural, que aos poucos começa a dar sinais positivos em pontos ainda isolados do Brasil. Observando em escala reduzida, um destes pontos é São Paulo, onde haverá amanhã, dia 29, uma manifestação pública na Assembléia Legislativa, a partir das 16h30.
Organizada pelo Fórum de Dança de São Paulo e pelo Mobilização Dança, a reunião convoca a classe e todos os interessados a reivindicarem a aprovação do Projeto de Lei 7370/02 (leia íntegra), que garante o fim da ingerência arbitrária dos profissionais de educação física na área de dança, e a definição de políticas públicas de fomento ao setor.
A principal luta é pela preservação da autonomia dos profissionais de dança e pela efetiva participação de representantes indicados pelo movimento na elaboração e gestação da política cultural do município, além da implantação de um programa municipal de fomento à dança. No dia D, como não poderia faltar, haverá também performances da Cia Nova Dança 4 e P.U.L.T.S Teatro Coreográfico.
Tempo de ensaio
O dia, enfim, impulsiona antes a uma reflexão mobilizante do que a uma comemoração cega – apesar de necessária. O deficit orçamentário salta aos olhos e não deixa esquecer.
Local da manifestação: Assembléia Legislativa – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n (rampa de acesso em frente ao Parque do Ibirapuera)
Clique aqui e leia íntegra do Projeto de Lei 7370/02.
Leia também:
Fórum Nacional de Dança busca movimento autônomo
Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.