Disney no ar em São Paulo - Cultura e Mercado

Disney no ar em São Paulo

Com a assinatura “a rádio que te ouve”, a Rádio Disney, emissora musical destinada ao público jovem, chega ao dial brasileiro no próximo dia 29 de novembro, na frequência 91,3 FM em São Paulo. Mais do que a vinda de uma emissora sob a chancela da empresa detentora do Mickey e Cia., a sua estreia é um significativo movimento deste gigante do entretenimento mundial – que atua entre as líderes em ramos diversos como cinema, televisão, parques temáticos, internet e licenciamentos – no espectro da radiodifusão brasileira.

Ser um player de radiodifusão no atraente mercado brasileiro é objeto do desejo de nove entre dez players internacionais. A prática, até o momento, vinha acontecendo pela via de acordos de programação ou licenciamento – caso de parcerias entre ESPN/Rádiom Eldorado ou MTV/Grupo Abril, para televisão. No caso da rádio Disney, a gigante norte-americana foi além e virou sócia da operação nacional. A Disney associou-se a brasileiros e assim pode garantir participação minoritária (29%) como titular de uma concessão de rádio brasileira, conforme exigência da Constituição. No caso, a parcela brasileira da sociedade é uma empresa, cujo nome é Holding, capitaneada por Paulo Henrique Cardoso, filho do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Mas tanto a formatação quanto a gestão estarão totalmente a cargo da Disney.

O lançamento oficial da Rádio Disney foi marcado no sábado, 6, em show dos Jonas Brothers no Estádio do Canindé, em São Paulo. É um forte indicativo de que também a área de eventos será uma das plataformas exploradas pela nova rádio. O trio Jonas Brothers, que surgiu da própria programação de televisão do Disney Channel (o seriado Camp Rock) e está no catálogo musical Disney Records dos EUA, é um dos exemplos de atrações que poderá ser ouvida na emissora. Mas que não se esperem somente artistas by Disney no ar.

Marcos Rosset, presidente da Walt Disney no Brasil, explica que o formato da emissora é todo desenvolvido pela empresa, seguindo o que já há em nove países da América Latina – a Rádio Disney de Buenos Aires foi a primeira delas –, mas com adequação ao público local, de acordo com os sucessos e gostos musicais. Sobre o posicionamento, ele frisa: “Não é uma rádio infantil, mas sim para o jovem, os adolescentes e com apelo para toda a família.”

Maior investimento do grupo este ano no Brasil – Rosset não revela valores –, a Rádio Disney traz como um dos benefícios a possibilidade de integração de todas as plataformas da grife no País. A direção da emissora está a cargo de Marcos Vicca, profissional com ampla experiência em rádios musicais em São Paulo, tendo dirigido anteriormente grifes fortemente ligadas ao público jovem, como a 89FM e a Mix. Para ele, a meta da emissora, que estará no ar 24 horas, é figurar entre as cinco maiores audiências no dial.

Sobre as atrações musicais da rádio, Vicca afirma: “A rádio tocará o que for adequado ao público brasileiro. A emissora vai bem em todos os países onde está no ar, porque respeita e está em sintonia com os gostos locais”. A área comercial da nova rádio está sob o comando de Maurício Jacob.

*Com informações do Meio & Mensagem.

Acessar o conteúdo