Programa recebeu mais de duas centenas de inscrições no Brasil

“Fatalidade”, de Newton Cannito, é o projeto vencedor do concurso do I Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Ibero-americano – DOCTV IB, que alcançou a marca de 201 projetos de documentários inscritos.

O vencedor é sobre a história de um jovem policial militar que, exposto a uma situação de risco na periferia de São Paulo, assassinou um inocente que tentava impedir um assalto, confundindo-o com o assaltante. A partir desse crime, o documentário revelará complexas questões sociais que envolvem cotidiano popular, racismo, cultura da corporação policial e apoio popular a ações repressivas.

O projeto foi o melhor avaliado no “pitching de seleção” realizado no último dia 11, quando os cinco autores pré-selecionados defenderam seus projetos diante da comissão de seleção – formada por Leandro Saraiva, representando a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura; Kiko Goifman, representando a TV Cultura; Hermano Figueiredo, representando a Associação Brasileira de Documentaristas; e Cláudia Mesquita, representando a Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano.

O projeto de documentário será premiado com um contrato de co-produção junto ao Fundo DOCTV IB no valor de US$100 mil, que ainda garantirá a exibição em um circuito ibero-americano de teledifusão composto por tvs dos 15 países da Rede DOCTV IB.

O DOCTV Ibero-América é um Programa da Conferencia de Autoridades Audiovisuales y Cinematográficas de Iberoamérica (CAACI) que reúne autoridades audiovisuais nacionais, televisões públicas e associações de produtores independentes da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Portugal, Uruguai e Venezuela, sob a Coordenação Executiva da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura do Brasil, Secretaría Ejecutiva de la Cinematografía Iberoamericana – SECI e da Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *