São 10 obras concorrentes na última fase, na qual produtoras e autores farão defesa presencial para a banca de jurados
Foram divulgados os nomes das dez obras selecionadas para última fase do Concurso Documenta Brasil. Dos concorrentes, quatro projetos de documentários receberão recursos de R$ 550 mil, cada.
No dia 5 de setembro, as produtoras e autores dos dez projetos farão, durante 10 minutos, defesa presencial para a banca, o chamado ‘pitching‘. A apresentação está programada para ocorrer entre 9h e 19h, no Hotel Unique, em São Paulo. Na ocasião, os autores também deverão apresentar autorizações da obra, como direito de imagem, direito de áudio e congêneres. A ordem das apresentações será feita mediante um sorteio que ocorrerá às 9h. Não será permitida a participação do público.
A escolha dos projetos vencedores ficará a cargo de uma comissão especial formada por Idê Lacreta, Guigo Pádua, André Breitman, Paulo Alcoforado e Grabriel Prioli. Os cinco profissionais foram indicados pelas instituições e empresas parceiras da iniciativa.
O anúncio do resultado está marcado para o dia 11 de setembro e os contratos das quatro produções deverão ser assinados até o dia 22 seguinte. A produção e finalização das obras deverá ocorrer no período de 25 de setembro deste ano a 25 de maio de 2007. A data de exibição está prevista para junho do próximo ano.
O Documenta Brasil é uma parceria da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura com a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPI-TV), a Petrobras e o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
As obras selecionadas:
Brazza o Cineasta Bombeiro, de Pedro Henrique Maciel Peixoto (DF)
Missão Varginha, de Rogério de Mello Lima, (SP)
Nada Sobre meu Pai, de Suzanna Lira, (RJ)
KFZ 1348, de Marcelo Pedroso e Gabriel Mascaro, (PE)
Rita Cadillac, de Toni Venturi e Daniel Chaia, (SP)
Estratégia Xavantes, de José Belisário Cabo Penna Franca, (RJ)
Los Índios Tabajara, de Juárez Malavazzi Júnior, (RJ)
Pindorama, de Roberto Berliner, (RJ)
Homem Comum, de Carlos Nader, (SP)
Cartas de Além Mar, de Adelina Pontual Ferreira, (PE)