Publicado na última segunda (2), o Boletim de Economia Criativa do Observatório Itaú Cultural sobre a movimentação da economia da cultura e indústrias criativas no 2º trimestre de 2023 apontou um crescimento de 3% no comparativo entre o 1º e o 2º trimestre deste ano, tendo sido criadas 188 mil novas vagas no segmento.

As vagas informais foram as que mais cresceram. Os postos informais cresceram 6% no período, enquanto as vagas com carteira assinada avançaram 1%.

O estudo também aponta que os trabalhadores da cultura e das indústrias criativas têm média salarial superior ao dos trabalhadores da economia como um todo. A média salarial no segmento fechou em R$ 4.087 mensais, no 2º trimestre de 2023. Na economia brasileira como um todo, este valor cai para R$ 2.855. No entanto, há forte disparidade na remuneração dos trabalhadores do setor por gênero e raça/cor.

Os dados do Observatório Itaú Cultural são extraídos da PNAD Contínua e consideram tanto a geração de empregos formais como informais.

Para conferir os dados, acesse painel de dados do Observatório.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *