Publicado na última segunda (2), o Boletim de Economia Criativa do Observatório Itaú Cultural sobre a movimentação da economia da cultura e indústrias criativas no 2º trimestre de 2023 apontou um crescimento de 3% no comparativo entre o 1º e o 2º trimestre deste ano, tendo sido criadas 188 mil novas vagas no segmento.
As vagas informais foram as que mais cresceram. Os postos informais cresceram 6% no período, enquanto as vagas com carteira assinada avançaram 1%.
O estudo também aponta que os trabalhadores da cultura e das indústrias criativas têm média salarial superior ao dos trabalhadores da economia como um todo. A média salarial no segmento fechou em R$ 4.087 mensais, no 2º trimestre de 2023. Na economia brasileira como um todo, este valor cai para R$ 2.855. No entanto, há forte disparidade na remuneração dos trabalhadores do setor por gênero e raça/cor.
Os dados do Observatório Itaú Cultural são extraídos da PNAD Contínua e consideram tanto a geração de empregos formais como informais.
Para conferir os dados, acesse painel de dados do Observatório.
Fonte: Oxford Economics* Um estudo da Oxford Economics para a Motion Picture Association (MPA) revela…
As Lojas Renner S/A mantém abertas, ao longo de todo ano, inscrições para projetos culturais…
O mandato da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) abriu inscrições para a consulta pública e…
Estão abertas, até 31 de outubro, as inscrições para o Edital Eneva: Energia que Protege…
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo anunciou a…
O Instituto Vozes da Inclusão reabriu o Edital de 2025, sendo Edital 2025/2026 que dará…